Com Haddad, espera por consultas médicas para cirurgias aumenta em São Paulo


Agora


O tempo de espera para conseguir uma consulta médica com um cirurgião aumentou na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).

Hoje, pacientes aguardam em média 284 dias para ter a primeira consulta médica com cirurgião especialista em diversas áreas, como cirurgia ginecológica ou de ouvido e garganta -uma espera de nove meses e meio.

Em dezembro de 2012, último mês da gestão do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), essa espera era de 256 dias, ou oito meses e meio.

Nesses números estão incluídos desde cirurgias de pequeno e grande porte até procedimentos específicos, como vasectomia e laqueadura.

A reportagem teve acesso aos números por meio da Lei de Acesso à Informação.

Editoria de Arte/Folhapress 

A primeira consulta com um cirurgião serve para confirmar se há realmente a necessidade da cirurgia e, em caso afirmativo, realizar exames pré-operatórios e agendar a data do procedimento.

A regional leste da saúde, que abrange bairros como Itaquera e Cidade Tiradentes, é a que tem as maiores filas. Ali, o tempo médio de espera por cirurgias ginecológicas e de pequeno porte, por exemplo, ultrapassa um ano –452 dias e 355 dias, respectivamente.

O número de pacientes que aguardam consultas cresceu também. Foi de 56.912 pacientes, no fim da gestão Kassab, para 64.389 neste mês.

Comentários