BIOGRAFIA: Conheça a história, a trajetória e as realizações de Aécio Neves


BIOGRAFIA


De Minas para o Brasil, a trajetória de Aécio Neves

Nascido em uma família com tradição política, Aécio Neves foi presidente da Câmara dos Deputados, senador e governador de Minas Gerais por oito anos, terminando o mandato com 92% de aprovação. Conheça a história do mineiro que é neto do ex-presidente Tancredo Neves e do ex-deputado federal Tristão da Cunha e participou da elaboração da Constituição Federal de 1988.

O Começo
Economista, Aécio tem 54 anos, é casado com Letícia e pai de três filhos. Nasceu em 1960, em Belo Horizonte, em uma família que há várias gerações se dedica à vida pública.

É filho de Inês Maria e de Aécio Cunha, advogado e parlamentar por mais de 30 anos. É neto do ex-presidente da República Tancredo Neves, um dos líderes do processo de redemocratização do país, que foi eleito em 1985 o primeiro presidente civil e de oposição após 20 anos de ditadura militar. Seu outro avô, Tristão da Cunha, foi um dos signatários do Manifesto dos Mineiros, importante documento político contra outra ditadura implantada no país, a do Estado Novo (1937 – 1945).

Aécio Neves, no colo de sua mãe, Inês Maria, e ao lado de Dona Risoleta, sua avó, e de sua irmã Andrea Neves. A foto foi feita em Belo Horizonte, em 1960 (Foto: arquivo pessoal)

Aécio passou a infância em Minas Gerais, especialmente em Cláudio e em São João del-Rei. Com 10 anos, se mudou com os pais e as irmãs, Andrea e Angela, para o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, passou a adolescência e o início da vida adulta.

Andrea, Angela e Aécio: carinho especial por Cláudio e São João del-Rei (Foto: arquivo pessoal)

Aos 21 anos, aceitou o convite feito pelo avô Tancredo para acompanhá-lo na campanha para governo de Minas e voltou para o seu Estado natal. Durante o ano de 1982, percorreu todo o Estado ao lado do avô. Tancredo venceu as eleições e convidou Aécio para trabalhar ao seu lado.

Tancredo Neves, à esquerda, e Aécio Neves, ao centro, com representantes do PMDB Jovem, no Palácio das Mangabeiras, em Minas Gerais, no ano de 1984 (Foto: Mauro Homem)

Ainda muito jovem, Aécio se tornou o assessor mais próximo de Tancredo e, ao lado dele, percorreu todo o país na memorável campanha das Diretas Já, que buscava a volta das eleições diretas para presidente do Brasil.

Com a derrota da votação da emenda Dante de Oliveira, o país se mobilizou na construção de um outro caminho que garantisse o retorno à democracia. Nasceu assim o movimento “Muda Brasil”, que lançou a vitoriosa candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República.

No entanto, a alegria que tomou conta do país com a sua eleição foi seguida por um grande sentimento de frustração e tristeza. Na véspera da sua posse, Tancredo se sentiu mal e foi internado, vindo a falecer sem assumir a Presidência da República. Aécio permaneceu dia e noite ao lado do avô no hospital e foi a última pessoa com quem ele falou.

Corpo de Tancredo Neves chega ao Palácio do Planalto para ser velado; morte do político comoveu o país (Foto: arquivo/ Memorial Tancredo Neves)

Vida Pública
"Sou alguém que acredita profundamente na capacidade transformadora da política”

Vídeo: A trajetória política de Aécio Neves

Em sua primeira eleição, em 1986, elegeu-se deputado federal com 236 mil votos, a maior votação registrada em Minas Gerais até então. Participou da elaboração da Constituição de 1988. Na Constituinte, ele foi Primeiro Vice-presidente da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher e um dos autores da emenda que instituiu o direito de voto aos dezesseis anos.

Aécio foi reeleito deputado federal por mais três mandatos consecutivos e, por quatro vezes, escolhido por seus companheiros para ser o líder do PSDB na Câmara dos Deputados.

1991

Em 1991, Aécio teve um dos anos mais importantes de sua vida, com o nascimento da filha Gabriela, fruto do seu primeiro casamento, com a advogada Andréa Falcão

Aécio e sua primeira filha, Gabriela, em 1991 (Foto: arquivo pessoal)

Em 2001, com 41 anos, Aécio foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e fez uma gestão transformadora, que teve a transparência e a ética como marcas.

Em pouco mais de um ano, liderou a aprovação do chamado Pacote Ético, conjunto de medidas para moralizar a atividade parlamentar, que teve como destaque o fim da imunidade para crimes comuns de políticos. Na época também foi criado o Conselho de Ética e foi implementado o Código de Ética e Decoro Parlamentar.

Aécio Neves também promoveu medidas para garantir mais transparência no exercício da atividade legislativa. Disponibilizou a tramitação e as votações dos projetos de lei na internet para que o cidadão pudesse acompanhar o processo legislativo, criou a Comissão de Legislação Participativa, que abriu as portas para projetos de iniciativa popular, e instituiu a Ouvidoria Parlamentar, responsável por encaminhar denúncias de irregularidades apontadas pela população.

Aécio foi eleito presidente da Câmara dos Deputados, em 2001, com 283 votos dos 512 parlamentares presentes; gestão marcada pela ética (Foto: arquivo/Câmara dos Deputados)


Sua gestão marcou um dos períodos de maior produção legislativa da história da Câmara dos Deputados e de profundas mudanças no Congresso brasileiro. Ainda como presidente da Câmara, Aécio economizou 
cerca de R$ 100 milhões e, pela primeira vez na história, a Câmara devolveu dinheiro ao Tesouro Nacional para que pudesse ser investido em favor da população.

À frente da Câmara, Aécio economizou R$ 100 milhões do orçamento e devolveu o valor para o Tesouro
"Eu me lembro que liguei para o presidente Fernando Henrique e falei ‘presidente, tenho uma novidade, estou lhe devolvendo quase cem milhões de reais’.

Nessa época, foi considerado o político mais influente do Congresso, de acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Em 2002, Aécio se candidatou ao governo de Minas Gerais e foi o primeiro governador em Minas eleito em primeiro turno, recebendo a maior votação da história do Estado até então.

Ao lado da filha Gabriela, Aécio toma posse do governo de Minas em 2003 (Foto: divulgação)


Seu primeiro governo foi marcado pelo Choque de Gestão, programa que se tornou referência em administração pública no país. Com o programa, Aécio reorganizou o Estado e as contas públicas e pôde investir mais na ampliação e melhoria dos serviços públicos para o cidadão.

Uma das primeiras medidas que Aécio tomou foi reduzir seu próprio salário quase pela metade. Em 2006, concorreu à reeleição e novamente se reelegeu em primeiro turno, com nova votação recorde: 77% dos votos válidos.

Choque contra a crise

Logo que assumiu o governo de Minas, Aécio diminuiu o número de secretarias, reduziu cargos comissionados e deu um exemplo pessoal para mostrar que era preciso enxugar gastos.
"Cortei pela metade o meu salário, congelei o salário do primeiro escalão e disse: ‘Olha, vai trabalhar aqui quem quiser me ajudar a transformar Minas Gerais’.

Aécio toma posse, em 2007, após ser reeleito com votação recorde (Foto: divulgação)

77%

Aécio teve votação recorde na reeleição

Durante a sua gestão, Minas produziu grandes avanços na área social. Apesar de ser o Estado brasileiro com o maior número de munícipios, foi o primeiro do Brasil a trazer as crianças mais cedo para a escola.

Hoje, 93% das crianças leem e escrevem aos 8 anos (eram 48,7% em 2006). Os alunos mineiros ocupam os primeiros lugares na Prova Brasil em Português e Matemática e são, há sete anos consecutivos, os campeões nacionais das Olimpíadas de Matemática. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ocupam o primeiro lugar nos anos iniciais do ensino fundamental.

Segundo dados do Ministério da Saúde, Minas possui o melhor sistema de saúde pública da região Sudeste.

Aécio visita escola estadual Pascoal Comanducci, em Belo Horizonte; Minas Gerais foi o primeiro Estado do Brasil a colocar as crianças mais cedo na sala de aula (Foto: Leo Drumond)

92%

Foi a aprovação de Aécio ao final do segundo mandato

Durante seu governo, Aécio foi indicado diversas vezes como o melhor governador do país, tanto em pesquisas do Datafolha como em pesquisa feita com jornalistas pelo Instituto Macroplan.

Aécio terminou seu governo com 92% de aprovação da população mineira. Em 2010, em mais um recorde para o cargo, Aécio foi eleito senador. Nos últimos anos apresentou uma série de projetos de interesse da sociedade. Entre eles, os que tornam o Bolsa Família um programa de Estado e que ampliam as garantias dos beneficiários do programa.

Em 2013, foi eleito presidente nacional do PSDB, continuando sua caminhada pelo país em defesa da ética e de um governo eficiente que seja capaz de resolver os problemas da população.

Nesse mesmo ano, se casou com Letícia Weber e, em junho de 2014, eles se tornaram pais de Julia e Bernardo.


2013

Se casa com Letícia Weber e, em junho de 2014, eles se tornaram pais de Julia e Bernardo.  

Aécio assiste ao jogo de abertura da Copa do Mundo ao lado de sua esposa, Letícia Weber, no Rio. No alto, camisas da seleção com o nome dos gêmeos Julia e Bernardo (Foto: Orlando Brito)


Em 14 de junho de 2014, em convenção nacional, Aécio foi escolhido o candidato do PSDB para a Presidência da República, dando início a mais uma etapa da sua vida: a de renovar a sua luta e o seu compromisso de trabalhar por um país justo, democrático e generoso com todos os brasileiros.

Aécio Neves discursa durante convenção nacional do PSDB, em São Paulo, em que foi escolhido candidato do partido à Presidência com mais de 99% dos votos (Foto: Orlando Brito)

Comentários