"Ainda Dá Tempo", artigo de Guilherme Brito



Qual o problema da seleção? Primeiro, temos que deixar de lado a imagem criada na copa das confederações, afinal, os "grandes" adversários de lá já foram pra casa, o que mostra que o nível não fora tão alto.

Creio que hoje o grande problema da seleção é o medo de fracassar, isso resolvido, tudo melhora, não temos como avaliar e cobrar desempenho tático ou técnico com as pernas dos caras "bambas". 

O primeiro contato com esse medo de perder rolou contra o México, era visível nas entrevistas pós jogo. Todo mundo inseguro. Contra o Chile, começamos bem, mas com o gol do adversário a insegurança e a incerteza voltaram. As pernas ficaram mais pesadas. O choro pré e pós pênaltis traduziu o extremo emocional que aqueles jogadores estavam sentindo. Tem solução? Sim.

Geralmente em esportes individuais essa "zona de incertezas" é superada após reversão de uma grande dificuldade, um bom exemplo é aquele tenista tecnicamente superior que de repente está perdendo e que após salvar um match point contra acaba criando confiança e vira o jogo.

Como estamos falando de um esporte coletivo, essa virada tem que vir dos líderes emocionais e técnicos do grupo. Se esse medo de perder que traz as incertezas for superado, voltaremos a nos impor e aí sim jogaremos o medo pro outro lado do campo. Espero que essa virada emocional seja processada nessa semana pós Chile. Vamos torcer para dar tempo.

Comentários