Aécio lidera pesquisa e Dilma tem rejeição de 47,1% no Espírito Santo


Senador tucano tem 23% das menções contra 20% da petista

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT) estão tecnicamente empatados na disputa pelo Palácio do Planalto entre os eleitores do Espírito Santo.


Pesquisa realizada pelo Instituto Futura mostra o tucano com 23% das intenções estimuladas de voto e a petista com 20%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou menos.

Em terceiro lugar aparece o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8,4%. Há ainda outros oito candidatos à Presidência que, juntos, somam 6,8% das intenções.


A maioria dos entrevistados, 56,9%, diz que vai manter a intenção de voto até a eleição. Outros 41,8% admitem mudar de ideia.

A pesquisa foi feita entre 7 e 10 de julho, após a visita de Dilma ao Estado. Ela esteve em Vila Velha e em Vitória no último dia 2. Foi a segunda vez que a presidente pisou em solo capixaba desde que assumiu o cargo, em 2011. 

Mas a recente passagem da petista não chegou a favorecê-la nos percentuais. Na amostragem da Futura realizada em maio, Aécio e Dilma também dividiam o eleitorado capixaba, mas a petista alcançava 23,1% das menções. o senador, na ocasião, tinha 22,5%. Já Campos registrava 14,3%.

Rejeição

Neste momento, a presidente é a mais rejeitada pelos capixabas, uma vez que 47,1% dizem que não votariam nela em hipótese alguma. Aécio tem 7,6% de rejeição e Campos, 3,4%.

Na pesquisa espontânea, Aécio e Dilma continuam empatados, com 12,9% e 12,5%, respectivamente. O percentual de indecisos chama a atenção: 54%. Os números estão registrados no Tribunal Superior Eleitoral sob número BR-00211/2014.

Letícia Gonçalves - Gazeta On Line

Comentários