Governador Alckmin inaugura Centro de Reabilitação Lucy Montoro em Marília


Com capacidade para 8 mil atendimentos por mês, unidade atenderá 62 municípios da região


O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 27, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de Marília, unidade de atendimento ambulatorial que oferece reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes por meio de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação.

“Nós estamos inaugurando um dos melhores serviços de fisiatria, fisioterapia e reabilitação, que é a Rede Lucy Montoro. Essa unidade de Marília pode atender cinco mil pacientes por mês em casos complexos, como amputados, AVC, paralisia cerebral”, informou Alckmin. “A reabilitação é feita de maneira geral, em crianças e adultos. É um belíssimo serviço, que vai desafogar o Hospital das Clínicas”, completou.

A unidade tem 3,5 mil metros quadrados de área construída distribuídos em dois pavimentos e conta com setor de diagnóstico, salas de atendimento individual, espaços para condicionamento físico, terapia ocupacional, fisioterapia infantil e adulto, enfermaria, consultórios e terapia em grupo. Os atendimentos serão feitos mediante encaminhamento das unidades de saúde, ambulatórios e hospitais de Marília e região.

Quando totalmente implantada, a unidade terá capacidade para realizar 8 mil atendimentos por mês. Referência em atendimento, ensino e pesquisa, a unidade fará dispensa de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção e atenderá pacientes de 62 municípios da região, uma população estimada de 1,2 milhão de habitantes das microrregiões de Marília, Tupã, Adamantina, Assis e Ourinhos.

A unidade deverá participar dos programas de residência médica, aprimoramento, estágios e atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, viabilizará cursos para cuidadores abertos à comunidade e realizará palestras para orientação de pacientes, cuidadores e familiares.

Comentários