Dilma inaugura hoje mais obras inacabadas para Copa


André Uzêda e Felipe Bachtoud - Folha.com 

Obras no viaduto Pinheiro Borda, a menos de 1 km do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, um dia antes antes da visita da presidente Dilma Rousseff

Obras de mobilidade nas proximidades dos estádios de Porto Alegre e de Fortaleza serão inauguradas inacabadas neste sábado (7).

Ontem (6), a reportagem encontrou nesses locais máquinas e operários trabalhando, terra nua nos canteiros e asfalto raspado nas vias.

Uma das obras, um viaduto a menos de um quilômetro do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, será aberto para o tráfego na presença da presidente Dilma.

Na tarde de ontem, dezenas de operários, caminhões-basculantes e escavadeiras trabalhavam no local.

Com a estrutura física já finalizada, a equipe corria para construir canteiros e calçadas e adequar a sinalização. Também fazia ajustes nas pistas. Um grande volume de terra permanecia espalhado na saída da via elevada.

A prefeitura deve liberar o tráfego apenas nas pistas elevadas. As obras na parte de baixo da estrutura continuarão após a inauguração.

Segundo a Secretaria de Gestão da prefeitura, o trabalho está em fase de acabamento e as pistas serão liberadas até a Copa.

O viaduto Pinheiro Borda, projetado para facilitar o tráfego entre o centro e a zona sul da cidade, se tornou uma das poucas obras da capital gaúcha inauguradas antes do Mundial. O município decidiu tirar do pacote para a Copa uma série de projetos, como corredores de ônibus, viadutos e duplicações.

Em Porto Alegre, Dilma também deve visitar obras das avenidas ao lado do Beira-Rio. A reforma da Padre Cacique, em frente ao estádio, também atrasou, e o trânsito está interrompido.

FORTALEZA

Obras na av. Paulino Rocha, ao lado do estádio Castelão, em Fortaleza, um dia antes da inauguração
Em Fortaleza, a reportagem constatou atrasos na reforma da avenida Paulino Rocha, uma das principais vias de acesso ao Castelão

Na manhã de ontem (6), operários retiravam o entulho do canteiro central com auxílio de uma escavadeira, enquanto o asfalto era fixado em outros trechos.

Pelo cronograma da prefeitura, essa e outras três obras -túnel e rotatória, alargamento da av. Alberto Craveiro e pista da Via Expressa sobre a av. Santos Dumont- serão inauguradas hoje (7). Somadas, custaram mais de R$ 90 milhões aos cofres públicos.

Na Paulino Rocha, o projeto de construir um BRT para a Copa foi adiado, segundo a prefeitura, porque atrapalharia o trânsito já afetado por outras reformas em curso.

O plano modificado, de R$ 19,5 milhões, previa serviços de drenagem, pavimentação, construção de calçadas e revitalização do canteiro.

A Prefeitura de Fortaleza reconheceu problemas na conclusão do canteiro central e do recapeamento do asfalto da avenida, mas disse que faria um mutirão para finalizar tudo até hoje.

"Não haverá obra entregue pela metade", disse Daniel Lustrosa, coordenador de infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa.

Ao todo, segundo a prefeitura, cerca de 400 operários trabalham na conclusão das quatro obras de mobilidade de Fortaleza.

Comentários