Serra diz que nunca foi pré-candidato a vice de Aécio


Folha.com

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) afirmou neste domingo (18) que nunca foi pré-candidato à vice-presidência da República na chapa do senador Aécio Neves (PSDB-MG). O mineiro deve anunciar seu vice até 14 de junho, data da convenção do PSDB.

"Nunca fui pré-candidato a vice. Também inexistem 'interlocutores' atuando em meu nome. Da minha boca, nunca ninguém ouviu nada a respeito", disse Serra.

O tucano também afirmou que vai se candidatar a uma vaga no Legislativo e que estará junto com o partido para vencer a inércia que tomou conta do país. "Serei candidato a um cargo no Legislativo Federal - Câmara ou Senado. E só! No mais, estarei junto com o meu partido no esforço para vencer esta estranha mistura de atraso e inércia que tomou conta do país."

A teoria de que o ex-governador seria um bom nome para a vice de Aécio nasceu de aliados de Serra. Entre os tucanos, o único consenso é de que o tema acabou por contribuir para que o clima entre Aécio e Serra venha se tornando menos tempestuoso. Os dois disputaram por anos o protagonismo político dentro do PSDB.

"Com humor, observo que a afirmação de que 'Serra e os serristas pressionam para ter o lugar de vice' não se encaixa em nenhuma dessas categorias: isso já faz parte do chamado 'jornalismo criativo', que, entendo, pertence ao terreno da ficção", disse o ex-governador.

Contudo, começa a ganhar corpo uma articulação para que Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central de Lula, seja vice na chapa de Aécio Neves. A possibilidade de o PSD romper o acordo para apoiar Dilma Rousseff e se aliar aos tucanos nas disputas nacional e paulista levou o Planalto a marcar conversa de Kassab com a presidente nesta semana conforme informou o Painel deste domingo. Lula também entrou no circuito.

A lista de possíveis vices de Aécio inclui ainda representantes de outros três partidos. No PSDB, além de Serra, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) era tido como principal nome. Contudo, no dia 7 de maio, ele se envolveu em uma briga com um blogueiro do PT e foi criticado por seu temperamento. A deputada Mara Gabrilli (SP) também é a outra cotada no PSDB.

Editoria de Arte/Folhapress 

REAPROXIMAÇÃO DE SERRA

Desde que as especulações sobre a composição de uma chapa puro-sangue com o mineiro começaram a aparecer, Serra se reaproximou. Na sexta-feira (16), Serra participou de um compromisso da pré-campanha de Aécio em Cotia, na Grande São Paulo.

Foi a primeira vez desde que o senador mineiro se consolidou como nome do PSDB para disputa presidencial. Na ocasião, Aécio afirmou que Afirmou que a decisão sobre a vice só sairá em junho e que é uma "honra para qualquer político do país aparecer ao lado de Serra".

No final de abril, Serra também esteve em jantar oferecido ao senador pelo ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD). Mesmo com a reaproximação, a possibilidade de um acerto entre os dois ainda é considerada remota no PSDB.

*

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DA MENSAGEM DE JOSÉ SERRA

Há coisas que chegam a ter a sua graça, talvez involuntária. Fui literalmente atropelado pela suposta informação de que sou pré-candidato a vice-presidente na chapa presidencial do PSDB, que terá o senador Aécio Neves na cabeça. Nunca fui pré-candidato a vice.

Também inexistem "interlocutores" atuando em meu nome. Da minha boca, nunca ninguém ouviu nada a respeito. Já disse mais de uma vez que quem fala o que penso sou eu mesmo. Serei candidato a um cargo no Legislativo Federal - Câmara ou Senado. E só! No mais, estarei junto com o meu partido no esforço para vencer esta estranha mistura de atraso e inércia que tomou conta do país.

Há o jornalismo informativo, o interpretativo e o opinativo - não sendo raros os textos que fundem essas três vertentes. Com humor, observo que a afirmação de que "Serra e os serristas pressionam para ter o lugar de vice" não se encaixa em nenhuma dessas categorias: isso já faz parte do chamado "jornalismo criativo", que, entendo, pertence ao terreno da ficção.

Sempre que alguém for escrever a respeito, peço que se atenha ao que vai aqui. Vamos em frente! O Brasil quer mudar! 

Reprodução/Facebook/José Serra 

Comentários