Governador Alckmin entrega nova Estação Franco da Rocha na Linha


A nova instalação oferece mais conforto e acessibilidade aos usuários


O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 10, a nova Estação Franco da Rocha, na Linha 7- Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí), da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Localizada na avenida Cavalheiro Angelo Sestini, 200, no centro de Franco da Rocha, o novo prédio é totalmente acessível e dimensionado para atender a crescente demanda de usuários. Atualmente, a estação Franco da Rocha recebe cerca de 22 mil passageiros por dia útil.

Com investimentos de R$ 85,3 milhões, a estação conta com plataformas cobertas, escadas rolantes de acesso às plataformas, elevadores, piso e rota táteis, comunicação em braile, corrimãos e rampas adequadas, além de banheiros públicos comuns e adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A estrutura do novo prédio inclui uma passarela de acesso à estação e que permite a transposição da ferrovia pela área em que não é necessário pagar passagem. A passarela permanecerá aberta 24 horas.

“Estamos entregando hoje uma grande obra: uma estação nova e que é também uma das mais bonitas estações de trem de São Paulo. Tem três elevadores, sete escadas rolantes, e a transposição da ferrovia funcionando 24 horas por dia para não dividir a cidade”, disse o governador. Ele também destacou a modernização do sistema: “Já substituímos 70% da frota de trens da linha 7-Rubi, e até agosto chegarão três composições novas. São trens zero quilômetro, com ar condicionado, cada um deles com oito carros”.

A nova Estação Franco da Rocha tem área construída de aproximadamente 6 mil m² e é equipada com sistema para reuso de água. Conta com gerador de emergência para iluminação essencial, sistema de monitoramento com câmeras de vigilância, telefones públicos comuns e para surdos-mudos. Os usuários contarão também com bicicletário com 180 vagas. A área externa e os acessos do prédio receberam paisagismo, valorizando a região.

O antigo prédio da Estação Franco da Rocha foi tombado pelo Condephaat [Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo] no dia 17 de julho de 2010. A CPTM estuda o futuro uso daquelas instalações.

Obras de modernização

A CPTM está modernizando suas seis linhas. Na Linha 7-Rubi, estão em execução obras de renovação da infraestrutura, com a implantação de novos equipamentos de via permanente, sistema de sinalização, rede aérea, energia e remodelação das estações.

Além das estações Jaraguá e Francisco Morato, já em obras, a empresa está licitando a contratação de obras para as estações Baltazar Fidélis, Caieiras, Botujuru, Campo Limpo Paulista, Pirituba, Perus e Várzea Paulista.

Comentários