Investimento de R$ 9,7 milhões garantirá uma capacidade de atendimento 70% maior do que a atual
O governador Geraldo Alckmin acompanhou nesta segunda-feira, 12 de maio, o início das obras do novo pronto-socorro do Complexo Hospitalar Padre Bento, em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A obra, orçada em R$ 9,7 milhões, com recursos exclusivos do tesouro estadual, tem prazo de duração estimado em 18 meses.
O Hospital Padre Bento é um importante serviço de saúde na cidade de Guarulhos, atendendo hoje em seu pronto-socorro uma média mensal de 7,5 mil pacientes.
“Estamos iniciando hoje as obras do que vai ser o novo pronto-socorro do Hospital Padre Bento, que vai passar de 300 m² para 1.750 m², uma área seis vezes maior que a atual. Estamos cuidando da história, pois o prédio tombado será preservado, e trazendo a modernidade para atender melhor a população”, explicou o governador. A capacidade de atendimento será 70% maior do que a atual.
Na nova estrutura, o pronto-socorro terá cinco consultórios, observação masculina e feminina (cada uma com oito leitos), enfermarias para internação de curta duração, dois isolamentos (um feminino e outro masculino), sala de pequenas cirurgias, salas de sutura, coleta de exames, raio-X, medicação, gesso, serviço social e de enfermagem.
Outra parte importante do projeto é a implantação de um pronto-atendimento destinado a demandas espontâneas de baixa complexidade. Constatou-se ao longo dos anos uma alta demanda destes casos, cerca de 85%, que não possuem retaguarda de serviços municipais na região onde o hospital está localizado.
O PA contará com equipe formada por médico clínico, técnico de enfermagem, enfermeiro e assistente social, que prestarão atendimento e darão orientação aos pacientes. Assim, não haverá comprometimento do atendimento da urgência e emergência, composta por especialistas necessários aos casos de maior complexidade.
Além da nova estrutura para atendimento, o projeto inclui a reforma de todo o acesso de entrada, calçada e a restauração da Pérgula dos Namorados, edificação tombada como patrimônio histórico pelo Condephaat, demonstrando a importância deste hospital no município e a preocupação do Governo do Estado com a qualidade e condições adequadas de atendimento.
Durante toda a execução da obra, o pronto-socorro da unidade continuará com o atendimento normal de urgências e emergências, não havendo prejuízo ao atendimento dos pacientes. Concluída a etapa de construção da área nova, o atendimento será transferido e, a partir daí, a atual estrutura será demolida e reformada, para a complementação da obra.
O hospital é referência regional em neurocirurgia, infectologia, dermatologia e cirurgia buco-maxilo facial. Além disso, possui um centro de oftalmologia que é referência para o município de Guarulhos e para a região do Alto Tietê. Além de realizar consultas e procedimentos cirúrgicos relacionados à visão, é o único serviço na região para atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) que disponibiliza tratamento a laser. O ambulatório oftalmológico também conta com pronto-atendimento 24 horas para emergências.
Comentários
Postar um comentário