Aécio responde: declarações de Cardozo foram “grosserias”


O tucano reafirmou que o governo federal é omisso na segurança pública e disse que Cardozo agiu como militante

VINICIUS SASSINE - O GLOBO


O senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência da República, voltou a criticar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre a política de segurança pública do governo da presidente Dilma Rousseff. Primeiro, o tucano apontou problemas nos repasses de recursos aos estados e chegou a dizer que renomearia o ministério, para Justiça e Segurança Pública, caso seja eleito. Cardozo rebateu e falou em atuação pífia do senador no Congresso. No início da noite, o tucano fez uma tréplica.

Ele chamou as declarações do petista de "grosserias". O tucano disse ter apresentado um projeto de lei em 2011 que proíbe o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Penitenciário. Além disso, conforme o senador, o PSDB participou das discussões sobre a reforma do Código Penal, com a apresentação de 50 emendas.

Disse e repito que o governo federal é omisso no enfrentamento dos desafios da segurança pública. É lamentável ver um ministro de Estado utilizando o cargo público para falar como militante partidário. Ele não só diminui o cargo que ocupa, mas confirma que o PT definitivamente não separa a esfera pública da partidária – afirmou Aécio.

Ainda segundo o tucano, o governo federal participa apenas com 13% dos gastos em segurança pública no país.

Pena também que o ministro não tenha usado a oportunidade para esclarecer se é verdadeira a denúncia que circula de que, por decisão sua, a Polícia Federal agora é obrigada a avisar previamente ao ministro cada vez que ocorre uma investigação que envolva uma pessoa pública. O tempo das bravatas acabou. A velha tática de atacar para não ter que explicar já é percebida por todo o país. Por isso, cada vez mais brasileiros exigem mudanças no país – disse o senador.



Comentários