PT desiste de recorrer da decisão sobre instalação de CPI restrita à Petrobrás


Informação foi confirmada pelo líder da bancada no Senado, Humberto Costa (PE); recursos ficarão a cargo do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e a senadora Ana Rita (PT-ES)

Daiene Cardoso - O Estado de S. Paulo


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), anunciou na tarde desta quinta-feira, 24, que a bancada do PT não vai recorrer da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, em favor da instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) exclusiva da Petrobrás.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
STF determina instalação imediata da CPI 'exclusiva' da Petrobrás
Aécio Neves comemora decisão de Rosa Weber de autorizar criação de CPI exclusiva da Petrobras

O recurso, segundo o petista, ficará a cargo do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da senadora Ana Rita (PT-ES). "A ministra optou por não acatar o que foi decidido pelo Presidente do Senado, pela Comissão de Constituição e Justiça e pelo plenário desta Casa e julgou pela redução do escopo da CPI exclusivamente à Petrobrás", disse o líder em discurso na tribuna.

"Quero anunciar aqui o nosso respeito ao entendimento da ministra Rosa Weber e a decisão da bancada do PT, tomada após uma reunião que fizemos agora há pouco e que também consultamos alguns senadores que estavam ausentes, de não recorrer da liminar ao plenário do STF, tendo em vista o mandado de segurança apresentado pela senadora Ana Rita", completou.

Mais cedo, Costa havia dito que o PT deveria recorrer ao plenário da Corte, mesmo sabendo que não há efeito suspensivo para a decisão da ministra. Sua posição inicial mudou após a reunião da bancada dos partidos.

Comentários