Paulo Henrique Amorim é condenado por injúria a jornalista


Folha.com


O jornalista Paulo Henrique Amorim, autor do blog "Conversa Afiada", foi condenado ao pagamento de dez salários mínimos por injúria a Merval Pereira, jornalista do "Globo". Cabe recurso à decisão.

O crime ocorreu na veiculação de uma foto de Merval Pereira ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) no blog de Amorim. Segundo a decisão judicial, a legenda da imagem dizia: "jornalista bandido, bandido é" e "na foto, Merval com imortais. Jornalista bandido...".

A foto estava junto de um texto intitulado "CPI da Veja. Dias a Merval: vale-tudo não nale nada", publicado em maio de 2012.

Para o juiz Ulisses Pascolati Junior, a matéria veiculada no blog de Amorim "extrapolou o direito de expressão, atingindo a honra do querelante [Pereira]".

A pena privativa de liberdade inicialmente fixada foi substituída por multa no valor de dez salários mínimos em favor de instituição pública ou privada de destinação social, já que Amorim não tem condenação anterior por crime doloso (intencional) e o crime não foi praticado com violência ou grave ameaça.

Comentários