Operação Lava Jato: Paulo Roberto Costa, um homem de muitas consultorias


Além da Sunset Global, ex-diretor da Petrobras preso na Operação Lava Jato também está ligado à consultoria B & X, cuja atividade é desconhecida

Ana Clara Costa - Veja


O ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, apresenta um dinamismo 'ímpar' no mercado empresarial. Preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, o ex-chefe de Abastecimento da estatal não só mantinha uma atuação relevante no setor de energia, mas também aparece ligado a consultorias cujas atividades não estão notadamente claras. A primeira delas, Sunset Global, consta de dois registros na Junta Comercial de São Paulo em nome de Costa, sua esposa Marici e sua filha Arianna. A sede da empresa está num edifício comercial no Itaim, bairro nobre de São Paulo. Sua subsidiária, no entanto, está estrategicamente listada na Junta do Panamá sob responsabilidade de intermediadores locais, acostumados aos trâmites do paraíso fiscal. 

Mas a Sunset não é a única consultoria ligada ao investigado. Arianna, herdeira de Costa, ainda possui outra consultoria sob sua batuta. Assim como a Sunset, a B & X Consultoria e Assessoria Comercial, criada em 2010 no Rio de Janeiro, não possui qualquer registro de atuação no mercado. Sua sede está localizada num edifício residencial na Barra da Tijuca e seu domínio da internet, o bxconsultoria.com, jamais foi ativado. As filhas de Costa, Arianna e Shanni, também foram alvo da PF. No pedido de prisão temporária do ex-diretor, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que buscas fossem efetuadas nas casas de suas filhas, pelo fato de ambas terem tentado eliminar documentos que poderiam ajudar nas investigações.

Comentários