Metrô processará rádio por comercial sobre xaveco em vagão lotado


Folha de S.Paulo

O Metrô de São Paulo declarou em nota que processará a Rádio Transamérica pela veiculação de propaganda que diz que vagões lotados são bons para "xavecar a mulherada".

A peça publicitária tinha sido contratada pelo Metrô e pela agência Nova SB com o objetivo de anunciar obras de expansão em andamento e informar que a lotação nos horários de pico acontece em todas as grandes cidades do mundo.

Ainda segundo o Metrô, o contrato possibilitava a improvisação dos locutores, mas dentro de um contexto previamente acertado. O entendimento da companhia é de que este contexto foi extrapolado pela rádio que será processada por uso indevido de seu nome.

O texto transmitido em um programa esportivo na semana passada enumera uma série de obras realizadas pelo Metrô e pondera que em alguns momentos os vagões ficam lotados, o que seria algo comum em outras metrópoles do mundo. O narrador, que é um radialista da Transamérica conhecido pelo personagem Gavião, diz que gosta de vagões lotados pois pode "xavecar a mulherada".

"Pra falar a verdade, eu até gosto do trem lotado. É bom para xavecar a mulherada, né, mano. Foi assim que eu conheci a Giscreuza."

A assessoria da Rádio Transamérica não foi encontrada para comentar a nova postura do Metrô. Sobre o conteúdo da propaganda, a emissora declarou em nota, que o personagem "Gavião" é caricato e humorístico e que a peça publicitária narrada por ele tem o intuito de entreter e divertir o público ao passar informações úteis do transporte coletivo.

"Em nenhum momento o texto incentiva atitudes lascivas, pois de forma alguma faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual.(...)Lamentavelmente, o testemunhal foi veiculado concomitantemente com a grande incidência das ocorrências de abusos sexuais e atentados ao pudor ocorridos nas linhas de transporte público, fato absolutamente condenável com o qual a emissora jamais seria complacente."

A propaganda vem em meio a uma onda de notícias sobre prisões de homens sob suspeita de assédio sexual no transporte coletivo da cidade.

Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, diretor da Deatur (Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista), só neste ano foram encaminhados à delegacia 29 homens por assédio dentro dos trens e estações da CPTM e do Metrô. Dois deles foram acusados por estupro e o restante por importunação ofensiva ao pudor.

Comentários