Mulheres entre 50 e 69 anos poderão fazer mamografia sem pedido médico em mais de 300 locais
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, a ampliação da rede de atendimento do programa Mulheres de Peito. Mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, entre AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades), hospitais e clínicas conveniadas estarão à disposição para ofertar a mamografia a mulheres entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. A previsão é que 12 mil mamografias a mais, por mês, sejam ofertadas na rede.
“Essa é uma iniciativa pioneira do Estado de São Paulo, que vai possibilitar a detecção precoce e o tratamento adequado do principal tipo de câncer entre as mulheres, que é o câncer de mama”, afirmou o governador. A medida começa a valer na segunda quinzena de fevereiro e tem como objetivo ampliar o acesso aos exames na rede pública.
Já as mulheres que nasceram em ano ímpar poderão fazer o pedido do exame no ano que vem, também no mês do aniversário. Mas as mulheres nascidas em ano ímpar que estejam há mais de dois anos sem fazer o exame de mamografia poderão fazer o pedido também em 2014, pelo programa Mulheres de Peito.
A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame.
Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer maligno, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.
Comentários
Postar um comentário