Com a presença de FHC, Congresso comemora 20 anos do Real em sessão solene nesta terça


Ministro da Fazenda de Itamar Franco, FHC liderou equipe de economistas que elaborou o exitoso plano econômico. Real mudou a vida dos brasileiros nestes 20 anos.


Com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Congresso Nacional promove na manhã desta terça-feira (24) sessão solene em homenagem aos 20 anos do Real. A adoção da nova moeda foi o mais importante passo de um plano que acabou com a hiperinflação no Brasil e criou bases que, até hoje, garantem a estabilidade da economia nacional. O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, também participará do evento pedido pelo PSDB, assim como Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central (1997-1999), e as bancadas tucanas na Câmara e no Senado.

Como apontou Franco em artigo publicado no fim de semana, na próxima sexta feira (28) serão completadas duas décadas da publicação da Medida Provisória nº 434, que introduziu a chamada URV (Unidade Real de Valor), usada como padrão de valor monetário. A MP determinava que, quando a URV fosse emitida em forma de cédulas, o cruzeiro real seria extinto e a URV teria seu nome mudado para real. Em 1º de julho de 1994, a nova moeda começou a circular.

Antes dela, os brasileiros tinham a inflação galopante como parte de seu cotidiano. Depois, a realidade mudou completamente. Fernando Henrique Cardoso assumiu o Ministério da Fazenda em maio de 1993, durante o governo de Itamar Franco, e tratou a redução da inflação como uma de suas maiores prioridades. O tucano liderou uma equipe de economistas que elaborou a exitosa iniciativa.

ESTABILIDADE

Deputados da bancada tucana na Câmara exaltaram a passagem da data e a superação de dificuldades para que o país alcançasse a estabilidade. Para o deputado Nilson Leitão (MT), o Plano Real foi foi o melhor e o mais eficaz programa de transferência de renda da história moderna no país. “O real tirou das costas dos brasileiros uma inflação que corroía a renda em questão de horas e transformou o Brasil em um país sólido que o mundo passou a acreditar. O Brasil só conseguiu virar a página e se tornar um país em desenvolvimento graças ao Plano Real”, apontou o tucano, líder da Minoria na Câmara em 2013.

“O Real conseguiu fazer, de fato, a grande transformação do Brasil. Nenhum programa incluiu tanto e beneficiou tantas pessoas como este plano, principalmente os trabalhadores mais humildes”, afirmou, da tribuna, o deputado Izalci Lucas (DF). FHC é o símbolo da adoção desta iniciativa, completou o parlamentar. 

Já o deputado Marco Tebaldi (SC) exaltou a coragem de Fernando Henrique e de sua equipe. “Eles foram persistentes e implantaram um programa sério e consistente, que de fato acabou com a inflação e colocou o Brasil na rota do crescimento”, destacou. “Precisamos agradecer e parabenizar os mentores desse plano, pois eles ajudaram a tirar o Brasil do buraco e coloca-lo entre as grandes nações”, ressaltou Tebaldi.

Luiz Carlos Hauly (PR) testemunhou os debates do Real na Câmara e enfrentou aqueles que se opunham à iniciativa. “Vamos comemorar com muita ênfase aquilo que construímos e que é uma conquista da sociedade: a estabilidade econômica. O fim da hiperinflação, o aumento de ganhos salariais e da credibilidade internacional e nacional fizeram com que o Brasil pudesse progredir nesses anos todos”, resumiu.

Antonio Carlos Mendes Thame (SP), por sua vez, relembra as dificuldades para a conquista da estabilidade. “A estabilidade econômica não foi conseguida por geração espontânea. Foi um grande esforço para que construíssemos um plano econômico que realmente extirpasse a memória inflacionária”, destacou o deputado. 

Hauly e Thame são coautores do requerimento que pediu a audiência, junto com o senador Aécio.

SERVIÇO:

Sessão Solene do Congresso Nacional em comemoração aos 20 anos de lançamento do Plano Real. 
Dia: 25/02/14 – 3ª feira
Horário: 11 horas
Local: Plenário do Senado Federal

Fonte: PSDB Na Câmara/Foto: BG Press)

Comentários