Bernardinho pede uma semana para dizer se será candidato ao governo do Rio pelo PSDB


Técnico de vôlei e pré-candidato à Presidência almoçaram em Brasília e decisão sobre candidatura ao governo do Rio ficou acertada para depois do carnaval

PAULO CELSO PEREIRA E LETICIA FERNANDES - O Globo

Bernardinho e Aécio almoçam em Brasília Twitter / Cristiana Lobo

A dúvida sobre a candidatura do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Bernardinho, ao governo do Rio não atravessará o Carnaval. Ao menos é isso que ele prometeu ao presidenciável tucano, Aécio Neves, durante o almoço que os dois tiveram quarta-feira em Brasília. Em uma conversa amena, Bernardinho pediu ao senador mais alguns dias para sacramentar a decisão.

O técnico deve conversar no fim de semana com familiares e alguns interlocutores que estão mergulhados no projeto nacional do PSDB, como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. Independente de ser ou não candidato ao governo, Bernardinho deve coordenar o programa de governo de Aécio nas áreas ligadas ao esporte e inclusão social.

- O Bernardinho é um quadro extraordinário da vida brasileira e temos de respeitar a decisão que ele tomar. Ele tem uma enorme contribuição a dar à política nacional. Sendo candidato ou não, ele participará do projeto do PSDB - afirmou o senador nesta quarta-feira.

Caso não aceite ingressar na disputa estadual, Bernardinho não só ajudará na elaboração das propostas do senador, mas também deve rodar o país ao lado de Aécio fazendo campanha. Um dos principais focos de resistência à candidatura vem da esposa do técnico, a ex-jogadora Fernanda Venturini, que em novembro deu entrevista descartando a candidatura ao governo. Procurado pelo GLOBO, Bernardinho despistou sobre o almoço e disse, por meio de assessoria, que “não há nada de novo para ser falado”.

No Facebook, “uma conversa sobre o Brasil e o Rio”

Depois do encontro entre Aécio e Bernardinho, eles tiraram uma foto de mãos dadas, publicada na página do Facebook de Aécio. “Em Brasília, uma conversa sobre o Brasil e o Rio”, diz a legenda da publicação.

O deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), que esteve com Aécio no fim da tarde desta quarta-feira, voltou a dizer que a aposta dos tucanos ainda é na candidatura de Bernardinho. Segundo ele, se o técnico fosse negar o convite, “já teria dito”.

- Acabei de me reunir com o Aécio e nós seguimos otimistas quanto ao nome do Bernardinho, ele esteve hoje em Brasília, almoçou e pediu mais um tempo para uma reflexão final. Até o carnaval ele deve se definir, mas, se ele quisesse dizer não, já teria dito - aposta o deputado tucano, que negou, ainda, qualquer negociação em curso para indicar o vice na chapa do PMDB de Luiz Fernando Pezão:

- Não há qualquer tipo de tratativa de composição de vice com o PMDB. Não tem (fundamento).

A estratégia dos tucanos para ganhar força no Rio é atrair um nome competitivo de fora da política. Na avaliação do PSDB, Bernardinho seria o candidato dos sonhos. Ellen Gracie, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, já filiada ao partido, também é cotada para integrar a chapa tucana no Estado, possivelmente na vaga ao Senado.



Comentários