Governador Alckmin anuncia a criação do Parque Sabesp Butantã


Projeto traz conceito inédito reunindo lazer, convivência, esporte e educação ambiental; objetivo é objetivo é sensibilizar a população sobre uso racional da água


O governador Geraldo Alckmin anunciou neste domingo, 19, a criação do Parque Sabesp Butantã, que terá 10.150 m², o equivalente à praça Victor Civita, em Pinheiros. Localizado na rua Coronel Ferreira Leal, 305, o parque é um projeto da Sabesp e terá o plantio de 96 novas árvores e mais de mil arbustos e trepadeiras. A área também abrigará uma exposição permanente a céu aberto, voltada à conscientização ambiental, educação, lazer e esporte, e um mirante com bela vista da região. O investimento é de R$ 5 milhões.

“São Paulo tem carências de áreas verdes. Estamos aproveitando as áreas da Sabesp, que são fechadas e de reservatório, e transformando em parques. Já estão em construção o da Mooca e Cangaíba”, informou Alckmin. “Esses parques terão muitas árvores, flores e verde, além de playground para as crianças, áreas de educação ambiental, para bicicletas e caminhadas. Enfim, serão destinados para as pessoas contemplarem o verde”, completou.

O parque vai beneficiar 450 mil pessoas. Vale ressaltar que no parque continuarão operando os dois reservatórios de água tratada, que armazenam 15 milhões de litros de água no total e abastecem 18 bairros da região (Jardim Bonfiglioli, Rio Pequeno, Butantã, Vila Pirajussara, Água Podre, Cidade Centenário, Cidade dos Bandeirantes, Jardim Santos Dumont, Jardim Esmeralda, São Domingos, Vila Tiradentes, Vila São Luis, Jardim Odete, Jardim São Gilberto, Inocoop, Jardim Ademar de Barros, Vila Indiana e Jardim Rizzo).

A intervenção, além da área verde, inclui a criação de espaços informativos sobre captação de água, armazenamento, tratamento, tecnologias sustentáveis, distribuição e consumo da água e a história da companhia. 

O local deve abrir as portas em outubro de 2014. “O Parque Sabesp Butantã aproxima mais a população da companhia, destacando o papel importante da preservação dos recursos hídricos e do saneamento ambiental na vida de cada um de nós”, explica a diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena.

O projeto utiliza o que existe de mais moderno e ambientalmente correto em sistemas construtivos, promovendo a utilização de sistemas pré-fabricados, o conceito de obra seca, manutenção da arborização existente e ampliação dela com espécies nativas, utilização de pisos drenantes nos pavimentos e passeios públicos, aumentando a permeabilidade dos solos, alargamento dos passeios, utilização das diretrizes de acessibilidade e desenho universal.

Baixe fotos e croquis do futuro parque no http://www.releasedigital.com.br/sabesp/parquesabespbutanta.

Comentários