Governador Geraldo Alckmin volta a criticar o financiamento do SUS


JOÃO ALBERTO PEDRINI - Folha.com 


Na solenidade que marcou a reestreia de voos comerciais em Araraquara (273 km de São Paulo) após um hiato de seis anos, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou a fazer críticas ao financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde).

Na quarta-feira (11), o governador anunciou a liberação de R$ 535 milhões para 117 hospitais do Estado, quando já havia criticado a União.

"Estamos complementando a tabela [de pagamento] do SUS, que é muito baixa. O que nós estamos fazendo é custeio. Não é para comprar equipamento, nem para fazer prédio. É para atender a população", afirmou o governador nesta quinta-feira (12).

Depois de ter os dois primeiros voos comerciais cancelados na quarta por causa da falta de comunicação com a torre de controle, o aeroporto Bartholomeu de Gusmão foi reinaugurado nesta quinta à tarde com um voo que partiu de Campinas.

"A inauguração do aeroporto mostra o potencial da região de Araraquara, que está em constante crescimento e desenvolvimento", disse.

O governador ainda fez a entrega de um elevador para auxiliar pessoas com deficiência física a embarcarem nas aeronaves do terminal e de 14 vans para prefeituras transportarem pacientes para hospitais.

Além de Araraquara, Alckmin esteve em outras duas cidades da região nesta quinta.

À tarde, em Descalvado (243 km de São Paulo), entregou as chaves de 76 moradias da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). À noite, entregou outras 47 residências em Morro Agudo (380 km de São Paulo).

Comentários