Cardozo terá de explicar à Comissão de Ética conduta no caso Siemens


A Comissão de Ética da Presidência da República anunciou nesta segunda-feira (9) que cobrará explicações do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Justiça), sobre sua atuação na investigação do cartel que atuou em licitações do transporte público em São Paulo. A decisão está publicada na FolhaOnline.

O vice-líder da Minoria na Câmara, deputado Antonio Imabasahy (PSDB-BA), afirmou que a decisão mostra que a suspeita de irregularidades na atuação de Cardozo não se limita à oposição.

“Agora não é apenas a oposição que considera leviana e irresponsável a atuação do ministro”, disse Imbassahy. “O ministro está desacreditado”, acrescentou. “Quem o vulnerável é o Palácio do Planalto que quer que ele preste esclarecimentos.”

Segundo a reportagem, a iniciativa da Comissão é um procedimento preliminar, que determina prazo de dez dias para que Cardozo apresente suas justificativas. O órgão pode abrir processo para investigar a condução do caso.

Cardozo é acusado pelo PSDB de fazer uso político das investigações sobre os desvios no metrô paulista para ofuscar os desdobramentos das prisões do mensalão.

O ministro declarou ter repassado à Polícia Federal documentos que mencionam pagamento de propina pela Siemens, uma das empresas participantes do cartel, a autoridades tucanas.

O petista disse que determinou a investigação das acusações que chegaram às suas mãos.

Comentários