Armínio Fraga e Edmar Bacha prepararam o plano econômico para Aécio Neves


Não dá nem para comparar

Rodrigo Constantino - Veja.com

Leio que Armínio Fraga e Edmar Bacha prepararam o plano econômico do provável candidato Aécio Neves, do PSDB. É uma dupla de respeito, não resta dúvida. Foi dito que o S do partido será reforçado, ou seja, vem aí um plano mais voltado para o social também.

Os tucanos ficaram com a má fama, criada e disseminada pelo PT, de que não ligam para os pobres, são elitistas insensíveis, “entreguistas” e coisas do tipo. A esquerda carnívora monopolizou os fins nobres no debate ideológico e político.

Do ponto de vista político, portanto, pode fazer algum sentido frisar esse aspecto social. Mas não tenho dúvida de que o plano será mais à esquerda do que um liberal como eu gostaria. Normal, uma vez que o PSDB é um partido de centro-esquerda mesmo.

Mas eis o que eu gostaria de dizer: sendo o ótimo inimigo do bom na política, e as únicas alternativas viáveis em 2014 essas aí disponíveis, há algum grau de comparação entre a equipe econômica do PSDB e a do PT?

Sei que muitos liberais e conservadores, cansados (com razão) da postura tucana, pretendem anular seus votos nas próximas eleições. São indiferentes entre ambos. Mas faz sentido isso? Não é um tiro no pé que favorece o PT, sem dúvida o pior dos dois?

Pergunto: sinceramente, alguém acha que tanto faz ter Guido Mantega ou Armínio Fraga no leme da macroeconomia? Alguém acha que Aloizio Mercadante ou Edmar Bacha são “apenas diferentes”, sem superioridade do último sobre o primeiro? Pode a PUC-RJ ser comparada à Unicamp nacional-desenvolvimentista?

Confesso não conseguir concordar com essa conclusão. Com todas as ressalvas e críticas que tenho em relação ao PSDB, sua equipe econômica e seus conselheiros estão anos-luz à frente da esquerda jurássica petista. Ou alguém quer mais 4 anos de Luciano Coutinho comandando o BNDES e escolhendo os “campeões nacionais”?

Comentários