Aécio Neves diz que privatizações e 'legado' FHC serão temas em 2014


Felipe Amorim - Folha.com 


O senador Aécio Neves (PSDB-MG), provável candidato à Presidência da República em 2014, afirmou nesta sexta-feira (29) que a defesa das privatizações e do "legado" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) será um dos temas da campanha do partido no ano que vem.

"Certamente [serão temas da campanha]", afirmou Aécio à Folha, após discursar no encontro do PSDB em Franca (400 km de São Paulo). Durante o evento, ele, em diversos momentos, contrapôs os dois mandatos de FHC aos governos subsequentes do PT, com dois mandatos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual da presidente Dilma Rousseff.

"Eu acho que nós temos que recuperar nosso legado. Porque hoje, se o Brasil é um Brasil melhor, é porque houve um governo do PSDB", afirmou.

"Se não tivesse havido o governo do presidente Fernando Henrique, com estabilidade, responsabilidade fiscal, privatizações, não teria havido o governo do presidente Lula", disse Aécio.

As privatizações são um tema sensível para o PSDB, alvo de críticas do PT nas últimas campanhas eleitorais para a Presidência.

O presidente do PSDB em São Paulo, deputado federal Duarte Nogueira, presente ao evento, afirmou que o partido deveria ter feito a defesa das privatizações desde 2002, último ano do governo FHC.

Em seu discurso, a ênfase dada por Aécio ao falar do tema é um sinal da dificuldade do partido em abordar o assunto em palanques, diferentemente de outros temas, de melhor aceitação junto à opinião pública.

"[Somos] o partido da estabilidade da moeda, da modernização da economia, das privatizações, sim, que foram fundamentais para o Brasil crescer em setores que não deveriam ser de responsabilidade do Estado", disse Aécio.

Nesta sexta, mais cedo, Aécio participou de um evento do setor da construção civil, em São Paulo. O senador tem reforçado as viagens ao Estado, numa tentativa de se tornar mais conhecido e estreitar os laços com lideranças locais.

Oficialmente, o PSDB ainda não definiu seu candidato à presidência. O ex-governador paulista José Serra também busca a indicação para a disputa do cargo em 2014.

ACOMPANHADO

Em sua visita a Franca, Aécio estava acompanhado por Nogueira, presidente estadual do partido, e pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

Apesar de ser apontado como pertencente à ala "serrista" do partido, Aloysio afirmou a Aécio que ele "vai decolar na hora certa". A brincadeira foi feita após o senador mineiro dizer que precisaria ser breve no discurso, para não perder o horário em que decolaria seu voo de volta.

Nas pesquisas de opinião divulgadas até o momento, Aécio tem menos intenções de voto do que Serra.

Comentários