Serra posa para fotos e critica o PT em evento no RS


NAIRA HOFMEISTER - Agência Estado

Foto: Fiz uma palestra hoje na Federasul, em Porto Alegre. Houve um debate animado sobre as perspectivas do mandato presidencial que começa em 2015. Eu acho que se alguém disser que sabe o que vai acontecer nas eleições de 2014 é porque não está entendendo o que está acontecendo hoje. Ademais, há uma tremenda antecipação da campanha eleitoral no Brasil.

O ex-governador de São Paulo José Serra fez um discurso de campanha, nesta quarta-feira, 08, em Porto Alegre, durante o encontro de empresários Tá na Mesa, da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul). "Não sabemos o que vai acontecer no ano que vem, mas os problemas que o novo presidente vai ter que enfrentar estão definidos", anunciou. "O Estado brasileiro foi apropriado por um partido e seus sócios, seus aliados. Ao invés de o governo atender à sociedade, atende às corporações", criticou, durante a reunião, que teve como tema ''O desenvolvimento econômico brasileiro e seus principais problemas''.

Não só o discurso era de candidato. Serra posou para fotos com apoiadores e preferiu não se pronunciar sobre o nome do PSDB para o Planalto, não descartando a possibilidade de concorrer. "Não há pressa para essa definição, o partido deixou claro, o próprio Aécio Neves afirmou que isso só acontecerá em março".

Serra defendeu que a oposição trabalhe de maneira integrada para que o projeto de retirar os petistas do poder se concretize, porém não quis comentar eventuais acordos entre seu partido e a força política nascida da união da Rede de Marina Silva com a candidatura de Eduardo Campos, do PSB.

"Eu sempre disse que iria trabalhar para que houvesse uma alternativa capaz de derrotar o PT e oferecer ao Brasil uma mudança de rumo. Mas não avalio quem poderá fazer isso, tanto no PSDB como na oposição como um todo", ponderou. "A oposição não merece nota 100 - não estou me excluindo disso - mas não tem sido fácil ser oposição, minoria".

Comentários