PT no Poder: SECOM de Lula e Dilma e a censura nas Redes Sociais



Mais uma vez, volto a escrever sobre as desastrosas gestões da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República - SECOM, nos governos petistas de Lula e Dilma. 

A última ação questionável da SECOM ocorreu no dia de ontem, 21/10. Segundo matéria do portal de notícias G1, o Palácio do Planalto solicitou ao Twitter a retirada do ar de um perfil falso do Blog do Planalto que publicou uma série de notícias falsas sobre o leilão do Campo de Libra. Tratava-se de um perfil falso, ou FAKE, como se diz no internetês, de humor que ironizava o leilão do Campo de Libra da Petrobras.

Imediatamente a equipe da SECOM solicitou  ao Twitter a retirada do perfil falso do ar. Solicitação acatada rapidamente pela empresa.

Poderia se considerar um ato normal para preservar a imagem do governo, ao evitar associação do perfil falso com o perfil oficial. Já que à primeira vista, são iguais. O que difere é, além do conteúdo, que  a conta @biogplanalto, utiliza o “i” maiúsculo para parecer uma letra “l” minúscula. No entanto, há um perfil FAKE, o DILMA BOLADA, que se utilizou da mesma estratégia - a troca do “i” maiúsculo pelo “l” minúsculo -,  para e assemelhar com o perfil oficial da presidente Dilma.

Então, qual o motivo de PROIBIR um FAKE de humor e liberar, apoiar e até ajudar outro? Simples: o perfil DILMA BOLADA, com argumento de se tratar de um perfil de humor, faz, na verdade, uma exaltação à figura da Presidente da República. E mais, é usado constantemente para ironizar e até atacar os adversários políticos de Dilma. 

Em foto no Instagram, Dilma Rousseff posa para foto ao lado do humorista Jéferson Monteiro, do Dilma bolada (Foto: Reprodução/ Instagram Palácio do Planalto)O perfil falso agradou não só a equipe da SECOM, como também a própria presidente, que realizou um encontro entre o responsável pelo DILMA BOLADA, Jéferson Monteiro, e Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, como estratégia de marketing para divulgar que a presidente voltaria a "usar" sua conta no microblog Twitter.

Pois é, nos governos petistas é assim: se o FAKE é usado para BAJULAR a presidente e o governo, pode. Se é para fazer apenas HUMOR ou CRÍTICAS, NÃO PODE!!! É a "democracia stalinista" do PT.

Além desse fato, existem outros ainda mais graves nas gestões petistas da SECOM com ações nas redes sociais. Eu mesmo fui vítima em 2010 de ataques e ameaças pelo então editor do BLOG DO PLANALTO, ao criticar o mau uso das ferramentas de comunicação oficiais da Presidência da República. Além de ter acesso bloqueado na conta do Twitter @blogplanalto.

Veja nos links abaixo outros casos que envolvem a Secretaria de Comunicação da Presidência da República em casos de censura e mal uso dos perfis oficiais nas redes sociais.


Governo pede, e Twitter retira do ar perfil "fake" do Blog do Planalto

Blog do Planalto a serviço de quem?

Blog do Planalto oferece paga por participação em pesquisa

Editor do Blog do Planalto posta mensagem com tom de ameaça a blogueiro

A resposta que recebi do meu tweet à Ministra Helena Chagas

Piada com Serra em twitter oficial termina em demissão


WELBI MAIA BRITO
Editor
welbimaia@hotmail.com

Comentários