Governador Alckmin anuncia nova fábrica da Mercedes-Benz em SP


Investimento inicial será de R$ 500 milhões e recebeu atendimento completo da Investe São Paulo; cerca de mil empregos serão criados na primeira fase

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira, 1º de outubro, a criação de uma nova fábrica da Daimler, proprietária da marca alemã de automóveis e caminhões Mercedes-Benz, em Iracemápolis, localizada a 160 km da capital paulista. O projeto de investimento foi assessorado pela Investe São Paulo

Segundo a montadora alemã, a fábrica vai produzir a próxima geração de veículos Classe C e o recém-lançado GLA, além de outros modelos a serem definidos. A planta será instalada em terreno de 2,4 milhões de metros quadrados, ocupando uma área construída de 200 mil metros quadrados.

O empreendimento receberá investimento inicial de cerca de R$ 500 milhões, gerando mil novos empregos. A ideia é iniciar, em 2016, a produção de cerca de 20 mil veículos por ano. Além disso, 2 mil novos postos de trabalho deverão ser criados em fase mais avançada.

Para o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o anúncio da nova fábrica em Iracemápolis significa uma perspectiva de avanço tecnológico e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

"A Mercedes-Benz é uma gigante da indústria automobilística internacional, que tem a marca forte da qualidade e da inovação. A construção de mais uma fábrica aqui comprova que a excelência do capital humano e da infraestrutura paulista fazem toda a diferença para quem vem investir no Brasil, bem como o excelente trabalho de apoio da agência Investe São Paulo, que tem justamente a missão de ser uma parceira das empresas que escolhem atuar em nosso Estado", afirmou o governador.

De acordo com o presidente mundial da Mercedes-Benz, Andreas Renschler, o objetivo da nova unidade é aumentar a rede de produção global. “Vamos nacionalizar dois produtos altamente atraentes no segmento de veículos premium brasileiro”, explicou.

O investimento foi disputado por Estados como Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Mas, com o apoio da Investe São Paulo, a empresa acabou optando pela pequena cidade de Iracemápolis, que contará nos próximos anos com um grande desenvolvimento econômico e social.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, a nova planta em Iracemápolis, além de gerar emprego e renda, contribuirá para o desenvolvimento econômico e tecnológico da região e do Estado. “Essa é a terceira fábrica da Mercedes-Benz instalada em São Paulo, que mostra que os investimentos do Governo em infraestrutura, pesquisa, inovação e qualificação profissional são fatores decisivos de competitividade”, completou.

Entre os serviços prestados estão a localização de área, assessoria em infraestrutura, licenças ambientais e nas questões tributárias. “Atendemos a empresa desde o início do ano. Nossa equipe avaliou 21 cidades, tanto em aspectos ambientais quanto de infraestrutura, e visitou, junto com membros da empresa, oito municípios. Vamos continuar atendendo a Mercedes e sendo o ponto focal de contato da empresa com todos os órgãos do Governo do Estado, contribuindo para o sucesso do empreendimento”, explicou o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida.

Para o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO da Daimler para a América Latina, Philip Scheimer, a proximidade da nova fábrica com as plantas já existentes também foi estratégica para a escolha da cidade, permitindo uma melhor integração entre as duas unidades e a possibilidade do intercâmbio de funcionários entre elas. “Com a produção local de automóveis, a Mercedes-Benz sobressai como a única empresa que atua em todos os segmentos de mobilidade no Brasil, com automóveis, caminhões, ônibus e vans”, disse Schiemer.

Comentários