Fome Zero: Suco comprado pelo governo fica em armazém impróprio


FERNANDA ODILLA e FILIPE COUTINHO - Folha.com

Theo Marques/Folhapress 
Caminhão estacionado em armazém desativado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Curitiba

Investigada por desvios de recursos e fraudes no Fome Zero, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) mantém mais de 100 mil litros de suco de uva de um dos principais programas sociais do governo em ambiente inapropriado de um armazém de Curitiba.

O local está com atividades operacionais "paralisadas" e apresenta condições "desfavoráveis de conservação", segundo relatório interno da própria Conab, de 15 de outubro, assinado pelo diretor de operações, Marcelo Melo, e encaminhado à superintendência do órgão no Paraná e à corregedoria.

No relatório, Melo determina a remoção imediata de 117 mil litros de suco de uva para uma unidade "adequada tecnicamente" e a abertura de procedimento para apuração de responsabilidade "visto a inobservância das boas práticas de conservação".

"Esta operação de armazenagem está em condições desfavoráveis à boa guarda do produto, visto que o ambiente em que o mesmo está depositado não é apropriado para tal fim", diz o diretor.

Melo não detalha as condições desfavoráveis, mas aponta que o local está com "atividades paralisadas".

A superintendência da Conab em Curitiba é o principal foco da investigação da Polícia Federal, que conseguiu na Justiça o afastamento de toda a cúpula do órgão no Paraná durante a Operação Agro-Fantasma.

A operação foi deflagrada pela PF no final de setembro depois de terem sido identificadas fraudes no Programa de Aquisição de Alimentos.

A aquisição do suco de uva é parte desse programa que prevê a compra de produtos da agricultura familiar pela Conab e a distribuição a entidades assistenciais indicadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Em 2012, a Conab acertou a compra de 5,5 milhões de litros de sucos engarrafados com cinco cooperativas gaúchas por R$ 2,90 o litro. O governo federal aplicou cerca de R$ 16 milhões nessa operação. Metade do suco adquirido já foi entregue e distribuído no Paraná, além de Santa Catarina e São Paulo.

No Paraná, os sucos estão armazenados em quatro cidades. Na capital, o armazém está com as câmaras refrigeradas desligadas desde dezembro de 2012 e não registra movimentações de mercadorias de terceiros há dez meses. Um edital de venda do imóvel chegou a ser lançado este ano, mas foi suspenso.

Ainda assim, o suco de uva está lá desde junho e a previsão do órgão é manter garrafas no local até dezembro.

Comentários