Moradores de Campinas protestam contra Dilma


Moradores gritam 'maquiagem' a Dilma em inauguração do Minha Casa, Minha Vida

Lucas Sampaio - Folha.com

Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) entregava chaves de apartamentos para futuros moradores de um conjunto habitacional na periferia de Campinas (a 93 km de SP), na tarde desta quinta-feira (29), um grupo de pessoas que moram no local e estavam na plateia começou a gritar "Maquiagem!" repetidas vezes.

Dilma se surpreendeu com a manifestação e olhou em direção ao grupo. Na sequência, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, que também estava no evento, desceu do palco para falar com o grupo e tentar contornar a situação.

Eles reclamavam que o apartamento e o prédio que a presidente visitou eram diferentes dos demais. Havia piso de madeira e cerâmica nos apartamentos e acabamento nas áreas comuns do prédio, como o hall de entrada, as escadas e a área externa.

Juca Varell/Folhapress 
Dilma passou o dia em Campinas (SP), onde entregou 520 unidades habitacionais no Residencial Campinas Sirius

O apartamento visitado por Dilma estava todo mobiliado e tinha equipamentos como armário de cozinha e até máquina de café expresso, que não podem ser comprados com o cartão "Minha Casa Melhor" --lançado há dois meses e meio pelo governo para oferecer juros mais baixos aos beneficiários do programa e enaltecido pela presidente durante seu discurso.

"Esse condomínio é melhor que os outros. Tem até coqueiro!", disse a desempregada Angélica Aparecida de Souza, 24, que mora no local desde janeiro deste ano. "Até os outros que foram inaugurados hoje são diferentes."

Diversas moradoras de outros prédios do Sirius --que terá 2.620 apartamentos quando finalizado, dos quais 1.040 haviam sido entregues-- reclamaram à Folha das diferenças. "Foi entregue melhor só porque a presidente veio. O padrão é totalmente diferente: é bem acabado, é espaçoso. O nosso foi feito de qualquer jeito", diz Virgínia dos Santos, 35, dona de casa.

Comentários