Fernando Henrique Cardoso ministrou palestra em seminário do Tucanafro


Na manha deste sábado, 31 de agosto, o ex-presidente da República e presidente de honra do PSDB, Fernando Henrique Cardoso, ministrou palestra em seminário temático pelos 10 anos do Tucanafro – Secretariado da militância negra do PSDB.

Diversas lideranças tucanas estiverem presentes neste encontro que discutiu as políticas de ação afirmativa e a atuação do PSDB junto aos segmentos da sociedade.

O presidente do Diretório Estadual do PSDB-SP, deputado Duarte Nogueira, ao anunciar a palestra de FHC, lembrou que “no Brasil existe, ainda, uma distância muito grande nas questões sociais”. “73% dos pobres brasileiros são negros”, ilustrou. “Queremos ouvi-lo no dia de hoje. O senhor mudou o Brasil, presidente”, disse Nogueira ao passar a palavra para FHC.

Luta de todos

Fernando Henrique Cardoso falou sobre a luta contra o racismo no Brasil e no mundo e a importância de políticas compensatórias dentro dos partidos políticos e na sociedade.

“Eu sempre apoiei que tivéssemos políticas compensatórias”, disse. “O PSDB tem a obrigação de defender estas posições. Nós fomos os primeiros a declarar publicamente que temos compromisso com os negros”, ressaltou FHC.

“A luta (pela igualdade) não é do negro; é nossa, é de quem é democrata”, afirmou o ex-presidente. “No ano que vem, temos que trabalhar duramente na eleição de nossos companheiros. No caso dos negros, se necessário, contem comigo pessoalmente”, disse Fernando Henrique Cardoso sobre seu empenho na campanha de candidatos negros nas próximas eleições.

10 anos de Tucanafro

Durante o seminário temático, o Tucanafro fez um balanço de sua história, relembrando lutas importantes do núcleo. As lideranças do Secretariado destacaram a importância de uma sociedade justa e com igualdade racial.

“No Brasil, os negros já perderam no passado e estão perdendo no presente. Só nos resta uma última oportunidade: o futuro. Nós temos de reunir todas as nossas forças , nossa competência, toda nossa inteligência e todas as cores que acreditem na justiça e na igualdade, para que possamos fazer um mundo diferente”, destacou Ivan Lima, representante do Tucanafro. “A partir de hoje nós queremos reparar o passado e o presente para que, com isso, nosso futuro comece aqui e agora”, completou.

Comentários