Bernardinho fará imersão no PSDB para sair candidato


LUCIANA NUNES LEAL - Agência Estado


Segundo parlamentares tucanos, o técnico da seleção masculina de vôlei Bernardinho fará uma "imersão" no PSDB para conhecer os fundamentos, as teses e participar das discussões sobre o plano de governo. A discussão sobre a candidatura acontecerá mais adiante, dizem os futuros companheiros partidários. Em busca de "um nome novo" para disputar o governo do Rio, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, convenceu o técnico da seleção masculina de vôlei Bernardinho a se filiar ao partido.

O atleta assinou a ficha de filiação ao PSDB na semana passada, em São Paulo, onde esteve com Aécio e com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O ingresso no partido será formalizado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Bernardinho é técnico do time de vôlei feminino Unilever, no Rio. Respeitado como um dos nomes importantes do esporte mundial, costuma fazer palestras sobre liderança e comando.

Desde 1999, quando terminou o mandato do governador tucano Marcello Alencar o PSDB tenta recuperar peso político no Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do País, sem sucesso. Nas eleições municipais de 2008 e estaduais de 2010 não lançou candidatura própria e disputou como vice na chapa de Fernando Gabeira (PV). Em 2012, quando o prefeito Eduardo Paes (PMDB) foi reeleito no primeiro turno, o candidato tucano, Otávio Leite, não chegou a 3% dos votos.

Apesar de saber das dificuldades da disputa pelo governo do Estado em 2014, Aécio acredita que um candidato fora da tradicional política partidária pode ajudar na estratégia nacional de apresentá-lo como representante de uma nova forma de gestão. Bernardinho e os tucanos têm evitado falar publicamente sobre as eleições no Rio, mas planejam "badalar" a chegada do atleta ao partido, no momento certo.

Comentários