Protesto e gafe geográfica na visita de Dilma ao Rio Grande do Norte


Folha.com

A geografia brasileira foi motivo ontem de mais uma saia justa para a presidente Dilma Rousseff.

Em evento com prefeitos do Rio Grande do Norte em Natal, a petista se referiu ao Estado do Nordeste como sendo o Rio Grande do Sul.

A gafe foi corrigida imediatamente, mas não deixou de provocar desconforto na plateia de prefeitos potiguares, que receberam maquinário pesado para ajudar no combate à seca no Estado.

O equívoco se deu quando a presidente cumprimentava o presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) do Rio Grande do Norte ­--que foi chamado de presidente da CUT do Rio Grande do "Sul".

"Vocês me desculpem, é porque fui batizada recentemente", corrigiu-se rapidamente, brincando com o fato de a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini (DEM), tê-la chamado de potiguar em três momentos de sua fala.

A presidente, então, afirmou que era acima de tudo brasileira, porque nasceu em Minas Gerais, mas passou a maior parte de sua vida no Rio Grande do Sul.

Dilma já havia se atrapalhado antes.

Em 2009, elogiou Rondônia pelo Estado estar evoluindo mais rápido do que o Brasil. Só que ela estava em Roraima. E por duas vezes chamou Mato Grosso do Sul de Mato Grosso. A presidente não pisava na cidade de Natal desde novembro de 2011.

PROTESTO

Mais cedo, Dilma foi alvo de um protesto de produtores rurais, que mencionaram a atitude da presidente de perdoar dívidas de US$ 900 milhões de 12 países africanos: "A dívida dos africanos foi perdoada. Perdoa a dívida dos agricultores do Nordeste, Dilma!", dizia uma das faixas. (NELSON BARROS NETO)

Comentários