Para Alberto Goldman, Kassab segue 'caminho de risco' ao criticar governo Alckmin


Folha.com

O ex-governador de São Paulo Alberto Goldman (PSDB) afirmou em artigo que o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) segue um "caminho de risco" ao criticar a política de segurança do governo Geraldo Alckmin.

"Desconhecendo os avanços nos governos do PSDB e usando as dificuldades atuais na área de segurança pública em São Paulo [Kassab] não terá argumentos consistentes. Não são justos e cheiram a oportunismo. A não ser que pretenda, tão somente, agir a serviço do governo federal, o que me parece não condizente com o seu perfil, nem com sua perspectiva política. Adotou um caminho de risco", afirma o tucano, em texto divulgado em seu blog.

Nesta semana, o ex-prefeito publicou um artigo na Folha comentando a violência em São Paulo e citando a recente participação do secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, em um evento do PSD.

"O governo do Estado [de São Paulo] anuncia bônus, promete aumentar o número de policiais, dar força para a Polícia Científica... Mas a verdade é que não se pode improvisar políticas consistentes de segurança", afirma Kassab.

"[A segurança] é um problema que o governo federal enfrenta com consistência no Rio em parceria com o governo estadual", completa o presidente do PSD. Em entrevistas, o ex-prefeito também tem criticado a gestão tucana na área.

Em fevereiro, em entrevista à Folha/UOL, Kassab admitiu a possibilidade de ser candidato ao governo de São Paulo. Também recentemente um de seus aliados, o vice-governador Guilherme Afif Domingos, foi indicado para ser ministro da Secretaria da Pequena e Micro Empresa do governo Dilma Rousseff.

"Fazendo uma tentativa de entender a posição de Kassab só me resta concluir que ele, para justificar seus novos aliados, Dilma e companhia, necessita de um discurso contra o governo do PSDB em São Paulo e, mais ainda, para se colocar como uma liderança nova no Estado, que procura seu espaço político, atualmente ocupado pela polarização PSDB x PT, tentando atrair o eleitorado mais conservador, já há anos órfão de lideranças com esse perfil", afirma o ex-governador.

Na sua resposta, Goldman lembra que Kassab foi aliado do PSDB nos últimos anos. Cita as coligações feitas com o então PFL nas eleições de 2002, 2004 e 2006, com DEM em 2010 e com o PSD em 2012.

O tucano lembra ainda Kassab foi eleito vice-prefeito quando se candidato ao lado de José Serra para a Prefeitura de São Paulo. Ele assumiu a prefeitura em 2006 quando Serra foi concorrer ao governo estadual.

"Em todos esses anos a parceria nossa com Kassab foi benéfica, não só para os nossos partidos como para a concretização de políticas de interesse do povo."

Comentários