FHC diz que dá pra corrigir inflação com "relativa facilidade"


Cristian Klein - Valor

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que não há um descontrole da inflação no país e que a subida dos preços poderia ser controlada por medidas fáceis. Além da política monetária, com a elevação já feita da taxa de juros, FHC defendeu a utilização da política fiscal.

"Está num nível que dá pra corrigir com relativa facilidade. Desde que seja feita também política fiscal. Não é fazer austeridade como nos países europeus", disse.

O tucano, ao comentar a primeira queda na aprovação de governo da presidente Dilma Rousseff, divulgada por pesquisas do Datafolha e da CNT/MDA, disse que a lua de mel com a população "durou muito".

FHC também fez uma defesa do senador mineiro Aécio Neves, presidenciável de seu partido, que foi comparado por Dilma ao "Velho do Restelo", personagem do escritor Luís de Camões conhecido por seu pessimismo.

"Ela é que está olhando para trás. Ela precisava fazer uma autocrítica. São os que olham para o passado. Isso é que é o Velho do Restelo", disse o ex-presidente, ao fim de palestra do sociólogo espanhol Manuel Castells em sua fundação, o IFHC.

Comentários