PSDB vai propor criação de CPI dos Portos caso MP seja aprovada, diz líder


O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), afirmou nesta terça-feira (14) que o partido vai propor a criação de uma CPI caso a MP dos Portos seja aprovada. O deputado voltou a afirmar a posição contrária do partido em relação à medida até que as denúncias em torno do tema sejam esclarecidas. De acordo com ele, as acusações da própria base aliada de que a medida “cheira mal” e as insinuações de estímulos financeiros a parlamentares inviabilizam a votação. 

“Corremos um sério risco de toda a mídia dizer: os contratos e as falcatruas denunciados dentro do próprio governo se materializaram. O PSDB não aceita esse tipo de postura. Por essa razão, se a MP for aprovada eu tenho a obrigação, como líder do partido, de apresentar uma CPI dos Portos para saber quem ganhou com essa ‘malandragem’”, declarou.

Sampaio destacou que o PSDB é a favor da MP diante da importância de modernizar a infraestrutura portuária, mas cobrou a apuração das denúncias. Para Sampaio, a presidente Dilma deve apresentar um projeto de lei em regime de urgência para modernizar os portos do Brasil.

“O PSDB ouviu e assistiu atônito às acusações da base do governo, o que evidencia a total falta de habilidade da presidente Dilma em conduzir a sua base aqui dentro. Ela apresenta uma proposta importante para o país que só não foi aprovada semana passada por acusações mútuas de partidos da base aliada. Como é que o PSDB pode votar essa medida sobre a qual recai a espada da suspeição?”, questionou.

A primeira sessão de hoje para votar o texto foi encerrada por falta de quórum. Uma nova sessão foi iniciada para análise da matéria. A MP perde a validade se não for aprovada pela Câmara e pelo Senado até quinta-feira (16). 

O líder tucano cobrou explicações da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati, sobre a suposta liberação de R$ 1 bilhão em emendas parlamentares para convencer deputados e senadores a aprovarem a MP. “O PSDB votava a semana passada esse projeto sem nenhuma exigência. E agora para a base se acalmar compra-se este Congresso com R$ 1 bilhão de liberação de emendas. Onde vamos parar? Estamos elaborando um pedido de explicações à ministra Ideli”, afirmou.

Sampaio lembrou que a oposição protocolou nessa segunda-feira (13) representação na Corregedoria da Câmara para que sejam apuradas denúncias levantadas em plenário durante a discussão da MP dos Portos na última quarta-feira. No documento, a oposição pede a abertura de uma investigação preliminar sobre os eventos daquele dia, com o fim de apurar se há indícios suficientes para uma eventual sindicância ou inquérito.

Fonte: Alessandra Galvão/ Foto: /Áudio: Hélio Ricardo) - psdbnacamara.com.br

Comentários