Oposição cobra explicações da Caixa sobre antecipação de pagamento do Bolsa Família


PSDB e MD querem informações do presidente do banco e do ministro Guido Mantega

DEMÉTRIO WEBER E LUIZA DAMÉ - O Globo

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), e o líder da MD (Mobilização Democrática, antigo PPS), deputado Rubens Bueno (PR), divulgaram notas neste sábado cobrando explicações da Caixa Econômica Federal sobre a antecipação de pagamento do Bolsa Família em maio.

O líder do PSDB diz que quer esclarecimentos do presidente da Caixa, Jorge Hereda, e avisou que vai protocolar requerimentos nesse sentido nas Comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara. Ele anunciou que acionará o Ministério Público Federal e que pretende convocar também a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, para saber se ela tinha conhecimento da liberação de pagamentos antecipado já na sexta-feira, dia 17 de maio, véspera da onda de boatos sobre o fim do Bolsa Família que levou 900 mil pessoas a agências da Caixa em 13 estados, no último fim de semana.

Segundo a nota, a Caixa teria inicialmente negado a liberação antecipada de pagamentos e agora mudou a versão, admitindo que isso ocorreu.

— A Caixa Econômica precisa dar explicações sobre o que motivou a antecipação dos benefícios e por que só agora admitiu ter feito o pagamento antes do previsto. Não nos parece ser rotineiro e fácil antecipar o pagamento de R$ 2 bilhões de uma hora para outra - afirmou o tucano, de acordo com a nota.

Comentários