Bolsa Família: Aloysio espera explicações de Ministro da Justiça


Requerimento do líder Aloysio Nunes pede esclarecimentos da origem dos boatos e as providências tomadas

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), apresentou, nesta terça-feira (28), à Secretaria Geral da Mesa Diretora, requerimento pedindo informações ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, das apurações em andamento sobre os boatos de suspensão dos benefícios do Programa Bolsa Família.

No último dia 18 de maio, milhares de beneficiários do Bolsa Família, em 13 estados, invadiram agências lotéricas e da Caixa Econômica Federal (CEF) para sacar dinheiro, motivados pela informação de que o Programa seria suspenso. Os boatos surgiram após antecipação do calendário de pagamentos do benefício em todo o país.

Para Aloysio Nunes, o requerimento tem como objetivo esclarecer esses fatos e buscar informações pertinentes sobre as providências tomadas, e quais resultados obtidos até o momento. Na representação, o tucano solicita as seguintes informações:

1. O Ministério da Justiça já tem alguma indicação sobre o que teria motivado o boato sobre o fim do Bolsa Família?

2. Vossa Excelência poderia identificar os tipos penais porventura cometidos nesse episódio?

3. Já há alguma identificação dos responsáveis pela onda de boatos?

4. Vossa Excelência poderia confirmar se os referidos boatos partiram de uma empresa de telemarketing com sede no Rio de Janeiro?

5. Em caso afirmativo, Vossa Excelência saberia informar como essa empresa teria obtido acesso aos números de telefones dos inscritos no Programa Bolsa Família?

6. Vossa Excelência acredita em motivação política para a onda de boatos?

7. Vossa Excelência ratifica as declarações do Presidente Nacional do PT, Sr. Rui Falcão, que classificou o episódio como um ato de “terrorismo eleitoral”?

8. As investigações promovidas por Vossa Excelência podem confirmar a tese da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que responsabilizou a oposição pela onda de boatos?

9. Vossa Excelência considera, em suas investigações, a possibilidade de os tumultos terem sido motivados pela decisão da Caixa Econômica Federal de antecipar o pagamento dos benefícios do programa Bolsa Família?

10. As investigações em curso pretendem apurar alguma falha que possa ter ocorrido nas operações envolvendo o pagamento dos benefícios no âmbito da CEF?

11. A área operacional da CEF tinha autonomia para fazer o pagamento antecipado do benefício?

12. Ao permitir que saques antecipados fossem realizados, a CEF abasteceu seus caixas eletrônicos?

Do Portal do PSDB na Câmara

Comentários