SP amplia atendimento a dependentes de crack


Estado terá mais 185 leitos psiquiátricos; governador Geraldo Alckmin diz que procura por atendimento foi acima do esperado
Band

Dependentes químicos e familiares receberão orientação com maior rapidez
Du Amorim / Divulgação Do Metro São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem a ampliação do atendimento a dependentes de droga e seus familiares. Serão mais 185 leitos. Atualmente, São Paulo tem 800 leitos em hospitais e o período de internação varia de 30 a 45 dias.

O anúncio foi feito durante visita de Alckmin na manhã de ontem ao Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

O centro inaugurou ontem uma área destinada exclusivamente ao atendimento social de dependentes químicos e familiares.

O governador disse que a procura por atendimento na unidade foi maior do que o esperado pelo governo. Desde o dia 21 de janeiro, o Cratod atendeu 6.093 ligações, realizou 1.203 atendimentos e internou 160 dependentes químicos. Das internações realizadas, 90% foram voluntárias.

A nova área, chamada Unidade Social, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No espaço, o dependente ou seu familiar irá ser encaminhado para as áreas de assistência social, saúde ou justiça, além de poder esclarecer dúvidas e receber orientação.

Durante o atendimento, será solicitado apenas um histórico do caso de dependência química para preenchimento da ficha de atendimento. O dependente químico será avaliado por uma equipe multidisciplinar para tratamento ambulatorial ou internação, sempre determinado por laudo médico.

O governador também anunciou ontem que serão contratados mais 26 médicos, entre clínicos-gerais e psiquiatras, para o Cratod.

Comentários