Manifestação da oposição sobre mensalão gera bate-boca na Câmara


Erich Decat - Folha.com


Terminou em bate-boca, troca de xingamentos e empurrões a manifestação realizada nesta quarta-feira (27) por integrantes da oposição no espaço destinado à exposição do PT realizada na Câmara.

A galeria, que fica no corredor que liga as salas das comissões ao plenário, foi preenchida na semana passada com imagens da trajetória do PT, que completa 33 anos neste ano. A linha histórica dos painéis pula o ano de 2005, quando foi revelado o mensalão.

Integrantes da oposição criaram um painel avulso e colocaram entre os anos de 2004 e 2006 com o título: "O ano do Mensalão".

No momento em que o líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), dava entrevista à imprensa, o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) passou pelo corredor e carregou a placa feita pela oposição.
A iniciativa causou revolta por parte dos deputados da oposição que, com assessores, gritavam: "mensaleiro, mensaleiro".

Revoltado com os gritos, Teixeira voltou ao corredor e desafiou: "Sou homem direito. Vai provar que eu peguei alguma coisa. Me chame de mensaleiro. Quem me chamou? Me chame pela frente. Moleques vendidos", gritava.

Rodeado por integrantes da oposição, Teixeira foi acudido pelo deputado Edson Santos (PT-RJ), que começou novo bate-boca com o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), com direito a empurrões e dedo em riste.

O clima de briga só foi desfeito com a chegada de seguranças da Casa, separando os deputados.

Segundo funcionários da Câmara, o painel foi colocado dentro da liderança do PT. Assessores do PT, negaram. Um vídeo feito por um assessor a que a Folha teve acesso mostra, no entanto, a placa sendo conduzida para o local.

Comentários