Bancada do PSDB tem agora 12 senadores e se iguala a do PT


Rodrigo Baptista - Agência Senado

A bancada do PSDB ganhou mais um senador nesta sexta-feira (8) com o retorno de Ataídes Oliveira (TO) ao Senado. A comunicação foi feita pela senadora Ana Amélia (PP-RS) na presidência da sessão plenária. Ele reassumiu o mandato no lugar de João Ribeiro (PR-TO), que se licenciou para tratamento de saúde.

Como Oliveira já havia substituído o titular entre maio e agosto de 2011, não precisa tomar posse novamente. De acordo com informações da Secretaria-Geral da Mesa, Ataídes já esteve em Brasília e apresentou os documentos requisitados para assumir o mandato.

Com a chegada do novo parlamentar, o PSDB passa a contar com uma bancada de 12 senadores, igualando-se ao PT. A legenda permanecerá, contudo, atrás do PMDB, que conta com 19 parlamentares, entre os partidos com mais assentos na Casa.

A bancada oposicionista já havia sido ampliada no último dia 30, quando outro senador tucano Ruben Figueiró (PSDB-MS) tomou posse no lugar do senador Antonio Russo (MS) do PR, legenda que agora conta com cinco senadores em exercício.

O tamanho das bancadas influencia, conforme critério de proporcionalidade tradicionalmente adotado no Senado, na composição de comissões permanentes da Casa. A escolha dos presidentes das comissões deve ser definida a partir do dia 18.

Perfil

Natural de Estrela do Norte (GO), Ataídes Oliveira tem 53 anos, é formado em direito e contabilidade, e é empresário.


Comentários