Muito tenho lido desde ontem sobre os “20 do MASP” e algo me chamou atenção: como apenas 20 pessoas empunhando cartazes de protesto podem chamar tanta atenção nas redes sociais e até da grande mídia? Outra questão também se coloca neste caso: um protesto com tão pouca gente é irrelevante?
Pois bem, deixando a paixão e as convicções políticas de lado, decidi escrever também sobre o protesto realizado no vão livre do MASP, na Avenida Paulista na tarde de ontem.
Imagine mobilizar para um protesto político em um domingo, dia tradicional de descanso, nublado, com previsão de chuva, em pleno mês de janeiro, onde muitos estão de férias, sem apoio de partidos políticos, sindicatos, entidades da sociedade civil, ONGs, etc. Apenas com mobilização nas redes sociais. Então, juntar vinte pessoas para um protesto político, por si, já é um ótimo resultado. Conseguir que o ato se torne assunto nas redes sociais e assunto nos sites de notícias. Além de incomodar os defensores do alvo do protesto, é sim uma grande vitória.
As ironias de petistas e simpatizantes aos “20 do MASP” é apenas uma forma de tentar desqualificar o ato e defender Lula e o PT. Realmente, o PT e seus aliados tem grande poder de mobilização. Mas, isto, utilizam uma estrutura imensa, entre partidos, sindicatos, centrais sindicais, entidades sociais, ONGs... Enfim, uma estrutura profissional de mobilização, e todas (ou quase) financiadas com verba pública. Gastam milhares e milhares de reais. Tem estrutura e profissionais especializados em organizar atos, protestos e passeatas. ASSIM É FÁCIL.
Uma repercussão tão grande para uma mobilização tão pequena, a meu ver, deve-se por três motivos: o apoio daqueles que não puderam ou não saíram da sua zona de conforto à causa, ao grande poder de abrangência e velocidade na divulgação que as redes sociais tem, e por se tratar de um protesto contra um ex-presidente da República popular, que sempre chama a atenção da mídia.
Por toda dificuldade de mobilização, por todo barulho que conseguiu causar, só posso concluir que o ato realizado na tarde de ontem pelos “20 do MASP” superou qualquer expectativa.
WELBI MAIA BRITO
Editor
A intenção petista de "desmerecer" o movimento não e o simples "desdém', mas impedir a otimização do fato nas redes sociais e assim fazer com que os opositores do PT consigam se mobilizar na rede como eles o fazem.
ResponderExcluirParabéns meu querido, vc em poucas e sábias palavras, soube descrever muito bem os cidadãos dignos e corajosos > #Os20doMASP. Eles apenas começaram a LUTA, em breve, muito breve, seremos MILHARES.
ResponderExcluirVASPP
ResponderExcluirIsso mesmo, alguem tem que começar a liderar qualquer coisa... Que tal juntar mais 10 e bater panelas tambem?
ResponderExcluir