Serra ganha 16 minutos como direito de resposta à propagandas de Haddad


Propagandas veiculadas no dia 17 de outubro geraram punição à campanha petista

 R7


Afirmações consideradas inverídicas durante a propaganda eleitoral de Fernando Haddad (PT) na concorrência pela Prefeitura de São Paulo geraram direito de resposta à José Serra (PSDB).

A decisão foi tomada pelo juiz auxiliar da propaganda da 1ª Zona Eleitoral, Manoel Luiz Ribeiro, que concedeu 16 minutos a José Serra e sua coligação, divididos em inserções de um minuto cada.

No primeiro tipo de inserção, a afirmação feita pela campanha de Haddad foi a de que o “tesoureiro” da campanha de Serra cobrava propina na época das privatizações. Para o juiz, as afirmações abordam fato sabidamente inverídico pois dizem respeito ao empresário Ricardo Sérgio de Oliveira quando atuou nos anos 90 como “colaborador da campanha do candidato José Serra na ocasião. Jamais foi seu tesoureiro”.

No segundo tipo de inserção, a mesma reportagem foi utilizada para afirmar que “José Serra, ao tomar conhecimento da reportagem publicada pela revista Veja, teria se esquivado de dar explicações à imprensa sobre o assunto, proferindo a frase que deu origem ao jingle...”. O juiz afirma que “...consoante o texto da citada reportagem, fica evidente que o candidato não se esquivou de dar explicações acerca dos fatos articulados”.

Os direitos de resposta serão veiculados em cada emissora de rádio em que as propagandas de Haddad foram ao ar. De acordo com as sentenças, as emissoras CBN, Capital e Jovem Pam AM devem colocar no ar um minuto de direito de resposta relativos à punição da primeira inserção. Além disso, devem entrar inserções, também com duração de um minuto, na programação entre 18h e 21h das rádios Bandeirantes AM, CBN, Capital, ESPN AM e Jovem Pan AM.

Para a punição relativa à segunda inserção, os direitos de resposta com duração de um minuto devem ser transmitidos nas rádios Capital e Jovem Pam AM. Assim como no primeiro caso, inserções com um minuto devem ser transmitidas em diversos blocos de cada uma das seguintes rádios: Bandeirantes AM: blocos das 12h às 18h e das 21h à 0h; CBN, blocos das 18h às 21h e das 21h às 0h; ESPN AM, no bloco das 12h às 18h e Capital, bloco das 18h às 21h.

A campanha de Fernando Haddad pode recorrer da sentença junto ao TRE.

Com informações do TRE-SP.

Comentários