Serra promete subsídio para troca de táxis


Folha.com

Alessandro Shinoda/Folhapress
José Serra em encontro no Sindicato dos Taxistas
Em disputa com Celso Russomanno (PRB) pelos votos de taxistas --antigo nicho malufista em São Paulo--, o candidato do PSDB à prefeitura, José Serra, prometeu ontem dar R$ 150 milhões para que os motoristas troquem seus carros até a Copa-2014.

Pela proposta de Serra, a prefeitura e o governo de São Paulo subsidiariam os juros dos financiamentos de novos táxis. A ideia foi criticada por especialistas em transporte público ouvidos pela Folha.

A promessa de Serra reedita medida adotada por Paulo Maluf em 1980, quando governava o Estado pelo PDS. À época, ele autorizou o financiamento de táxis com juros menores às custas do Estado.

Ontem, Serra foi recebido na sede do sindicato da categoria, que representa cerca de 30 mil profissionais, e fez diversos acenos à classe.

Foi recompensado com a ordem do presidente da entidade para que os condutores peçam votos para o tucano.

Ao mesmo tempo em que Serra recebia apoio dessa entidade, uma outra associação de taxistas --liderada por um candidato a vereador da chapa de Russomanno-- organizava na av. 23 de Maio um ato contra o prefeito Gilberto Kassab (PSD), aliado do tucano.

Os taxistas são considerados por parte da campanha do PSDB como eleitores potenciais de Russomanno, que em 2010 concorreu a governador com apoio de Maluf.

O candidato do PRB também vem fazendo promessas aos taxistas. Na última semana, disse que vai liberar os veículos para andar em faixas de ônibus mesmo quando estiverem sem passageiros.

As propostas de Serra e Russomanno são controversas. O consultor Sérgio Ejzenberg diz não ver motivo para o incentivo sugerido por Serra: "Mesmo quem anda de ônibus pagará a troca dos táxis", diz. Com os recursos, seria possível construir de 5 a 20 km de corredor de ônibus.

Sobre a ideia de Russomanno, Ejzenberg afirma que é uma "ocupação desnecessária" dos corredores. "Ocasionaria confusão e mais acidentes." (PAULO GAMA)

Comentários