Serra vai propor criação do Programa Idoso Paulistano


Pacote propõe assistência nas áreas de saúde, alimentação, lazer e conforto

Bruno Boghossian - O Estado de S. Paulo


O candidato do PSDB a prefeito de São Paulo, José Serra, vai propor a criação do Programa Idoso Paulistano, um pacote de assistência a cidadãos de terceira idade nas áreas de saúde, alimentação, lazer e conforto. O projeto é inspirado no Mãe Paulistana, que prevê acompanhamento pré-natal, parto, transporte e enxoval para gestantes da capital paulista.

A proposta ainda será estruturada pela equipe do candidato e deve ser anunciada nas próximas semanas.

"Vamos investir muito na questão do idoso. São Paulo já tem mais de 100 Núcleos de Convivência do Idoso, que já são um bom ponto de partida, mas vamos fazer um programa específico para essa área", disse o tucano em um evento de campanha na Vila Mariana, zona sul do município, nesta sexta-feira, 10. "Temos que criar todas as condições para vida das pessoas mais idosas, que ainda são produtivas e têm uma importância familiar muito grande."

Serra também propôs transformar a região da Vila Mariana em um "bairro amigo do idoso", com a expansão de equipamentos públicos e condições urbanísticas favoráveis à terceira idade. Entre os projetos, estão a adequação de calçadas a moradores com mobilidade reduzida. "Tem que ser simples para funcionar. Não adianta colocar calçada de pedrinha, com desenho. A experiência que eu tive na Prefeitura foi que essas calçadas não funcionam. Ou o pessoal leva embora, ou quebra e é dificil de consertar", afirmou.

O candidato do PSDB citou ainda entre suas propostas a criação de novos Centros de Referência do Idoso em parceria com o governo do Estado. Serra citou como exemplos as unidades que já existem em São Miguel e Mandaqui.

Comentários