FHC recebe amanhã prêmio da Biblioteca do Congresso dos EUA


Folha.com

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 81, recebe amanhã o prêmio Kluge, concedido pela Biblioteca do Congresso dos EUA a personalidades que se destacam pela produção acadêmica na área das ciências humanas não contempladas pelo Nobel. A entrega da premiação, que existe desde 2000, será em Washington.

O prêmio, de US$ 1 milhão, destaca o papel de FHC "na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação em uma democracia includente, com forte crescimento econômico".

Gabo Morales/Folhapress 
FHC venceu o prêmio dado a personalidades que se destacam pela produção acadêmica em ciências humanas


Segundo o PSDB paulista, FHC será acompanhado à premiação pelo presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o ex-senador Tasso Jereissati.

A reportagem tentou contato com o Instituto Fernando Henrique Cardoso, mas não conseguiu porque hoje a instituição não está dando expediente em função do feriado de 9 de Julho, no Estado de São Paulo.

Presidente da República pelo PSDB de 1995 a 2002, FHC é formado em sociologia pela USP, onde se tornou professor em 1952. Com o golpe militar de 1964, exilou-se no Chile e na França. Retornou ao Brasil quatro anos depois.

Atuou no Cepal (Comissão Econômica para a América Latina) e produziu obras como "Dependência e Desenvolvimento na América Latina", ao lado do sociólogo chileno Enzo Faletto, e "Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional".

Autor de mais de 23 livros e de cerca de cem artigos, Fernando Henrique é o oitavo vencedor do Kluge, desde que este prêmio que leva o nome do magnata dos meios de comunicação foi concedido pela primeira vez em 2003 ao filósofo polonês Leszek Kolakowski.

Comentários