Advogados querem tirar mensalão do horário eleitoral na TV


Vera Magalhães - Painel/Folha.com

Tarja preta Com aval do PT, um grupo de seis advogados protocolará hoje no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma petição dirigida à presidente, ministra Carmen Lúcia, para que a corte monitore e puna o uso indiscriminado de imagens do mensalão no horário eleitoral de TV de adversários do partido. Também pedem que seja regulado o uso de fotos em material impresso, como anúncios e panfletos. O PT pretende processar campanhas que usarem cenas do julgamento, que começa no dia 2.

Na roda A expectativa dos signatários, entre os quais diretor da Faculdade de Direito da PUC-SP, Marcelo Figueiredo, e o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho, é levar a ministra a promover o debate em sessão do TSE com demais integrantes da corte.

Redução... A estratégia faz parte do trabalho do "bunker jurídico'' da campanha de Fernando Haddad, que tenta evitar respingos do julgamento e de outros temas polêmicos em São Paulo.

... de danos No radar de preocupações dos advogados está, além da campanha à Prefeitura em São Paulo, a do réu do mensalão João Paulo Cunha, em Osasco (SP).

Maratona Ainda que consigam evitar o uso das imagens no horário eleitoral, os petistas se preocupam com a presença maciça do julgamento em telejornais de TV aberta, principalmente na Globo, impedida de usar imagens das Olimpíadas.

Representação Prestes a ser reconduzido como membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Luiz Moreira é alvo de uma notícia-crime na Procuradoria da República do Distrito Federal que aponta prática de diversas condutas ilícitas.

Rol Entre os fatos listados na queixa-crime estão uso de carro oficial para conduzir o ex-deputado José Genoino, réu no mensalão, assédio moral e tentativa de receber propina por intermédio de André Setti Rossi, servidor do Superior Tribunal de Justiça.

Comentários