Serra quer ampliar sistema de câmeras de segurança em São Paulo


Pré-candidato do PSDB propõe integração de sistemas de monitoramento do Estado e da Prefeitura

estadao.com.br

Patrícia Cruz / AE
Serra quer parceria entre Prefeitura e Governo na segurança

O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, pretende instalar câmeras de vídeo nas ruas da capital paulista para ampliar a segurança da cidade, caso seja eleito. O tucano propõe a compra de novos equipamentos para o município, além de uma integração das redes de vigilância de instituições como a Polícia Militar e o metrô com sistemas de empresas privadas.

"Câmera é uma coisa fundamental. Para mim, vai ser prioridade número um", disse Serra nesta quarta-feira, 13, em um encontro com líderes comunitários na Liberdade, região central de São Paulo. "Segurança não é só aumento de pessoal. Nós preciso melhorar a produtividade e investir em tecnologia."

O tucano afirmou que a Prefeitura deve trabalhar como "elemento auxiliar" do governo do Estado na área da segurança pública. Ex-governador, o tucano usou mais uma vez sua experiência para se credenciar. "Sem querer abusar, eu queria dizer que o fato de ter estado no governo facilita muito isso, porque a gente já conhece como funciona", disse.

Serra usou como exemplo a Inglaterra, onde circuitos fechados de TV são usados no combate ao crime. "Podem dizer que não evita o crime, mas a médio e longo prazo tem condição de prevenção muito maior, além do que às vezes dá tempo de haver ação", afirmou.

O pré-candidato do PSDB também voltou a prometer a ampliação da Operação Delegada, o "bico oficial" que permite que policiais militares trabalhem para a Prefeitura nas horas vagas.

Trânsito. No encontro, Serra apresentou como proposta a criação de um corredor de ônibus na Radial Leste - projeto que já foi lançado pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), seu aliado. Pelos planos do município, esse corredor deve ser lançado até o fim do ano.

O tucano também pretende modernizar o sistema de semáforos para melhorar a circulação de veículos nas ruas de São Paulo. O pré-candidato também apresentou a proposta de ampliar a participação do município na Virada Social do governo do Estado.

Comentários