Serra diz que é contra o 'vale tudo' por alianças em campanha


Pré-candidato tucano evitou comentar apoio de Maluf a Haddad, mas afirmou que não faz acordos por minutos a mais no horário eleitoral; antes de fechar com petistas, PP procurou o PSDB

Alfredo Junqueira - O Estado de S.Paulo

O pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, disse ser contrário ao "vale tudo" para ampliar o tempo de TV na campanha eleitoral. Apesar de evitar comentar a adesão do ex-prefeito de São Paulo e deputado federal Paulo Maluf (PP) à chapa do petista Fernando Haddad, e a crise que isso provocou com Luiza Erundina (PSB), o tucano fez questão de dizer que não mudaria sua política de alianças por mais minutos no horário eleitoral.

"Temos já perfilado na aliança o PV, PSD, PR e o DEM. São quatro partidos, além do PSDB. Portanto, são cinco partidos na aliança.

Acho que o tempo (de televisão) nós temos já é bem razoável", disse Serra. "Claro que sempre ter mais tempo de TV é bom, mas não vale tudo", ressaltou o pré-candidato tucano.

Apesar do tom sereno e de parecer que queria evitar polêmica, Serra usou palavras como "problema" para se referir à aliança de Haddad e Maluf e deixou claro que sua política de alianças é diferente.

"Eu não vou comentar sobre isso. É um problema de outros partidos. É a população que tem que analisar,julgar e avaliar", disse Serra. "Cada um faz a política de alianças que bem entende, cada partido e cada força política".

O pré-candidato tucano está no Rio, onde assistiu a um debate da Cúpula de Prefeitos (C40), entidade que reúne 59 metrópoles, no espaço Humanidade 2012, no Forte de Copacabana. Ao lado do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), o tucano acompanhou uma mesa sobre a importância dos governo locais e dos compromissos coletivos no esforço de conter as mudanças climáticas e promover o desenvolvimento urbano sustentável, com a participação dos prefeitos de Nova York, Michael Bloomberg, do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), entre outros.

Comentários