Rio+20: Senador Aloysio Nunes alerta que PT nada fez pela economia verde e sustentável


O senador será um dos integrantes da comitiva da representação oficial do Senado na Rio + 20

Do plenário do Senado, o senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) alertou, nesta sexta-feira(15/06), que quase nada foi feito no Brasil em matéria de economia verde e desenvolvimento sustentável na era PT, que já abrange quase dez anos, sendo dois da presidente Dilma Rousseff e oito do ex-presidente Lula.

Aloysio foi designado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP), como um dos integrantes da comitiva da representação oficial do Senado. Aloysio criticou duramente o desempenho do PT nas questões ambientais. “Começo pela qualidade das emissões dos motores dos veículos nas cidades e nas rodovias do País para lamentar a paralisia e a morte lenta do etanol combustível no Brasil”, salientou, para em seguida complementar: “Há pelo menos oito anos o Governo não faz praticamente nada para incentivar a produção do etanol. Enquanto isso editou medidas provisórias, em 2008 e 2002, para incentivar a compra de automóveis”.

Aloysio observou que essa política deliberada do PT de incentivo ao uso da gasolina e não do álcool é ilustrada pela redução da Contribuição de Intervenção do Domínio Econômico (Cide), tributo sobre a gasolina, reduzida, na era PT, de 14% para 2,6%. “O resultado disso é gasolina mais barata e o etanol mais caro”. A seu ver, “o etanol está sucumbindo porque o PT insiste em segurar o preço da gasolina artificialmente para conter a inflação, uma política imediatista, aliás, muito praticada nos governos militares”, alertou.

Aloysio falou a esse respeito à TV da Liderança e sobre “o verdadeiro fracasso do PT” na área de energia limpa e saneamento básico, igualmente essenciais do ponto de vista ambiental.

Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Comentários