PT salva dono da Delta para livrar o PAC e governador do Rio da CPI do Cachoeira


Amigo do governador, Fernando Cavendish é dono da empreiteira campeã de obras do PAC
Wanderley Preite Sobrinho, do R7 com agências

Cabral, agachado, é amigo de Fernando Cavendish, o primeiro da direita

A convocação do todo poderoso dono da Construtora Delta, Fernando Cavendish, foi adiada nesta quinta-feira (14) pela tropa de choque do governo na CPI do Cachoeira. Além de responsável pelo maior número de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), vitrine de Dilma, Cavendish é amigo pessoal do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), aliado de primeira hora do PT.

Por 16 votos a 13, praticamente toda a bancada do petista blindou o chefão da empreiteira, que assinou o primeiro contrato com o governo em janeiro de 2004 (ainda sob a batuta de Luiz Inácio Lula da Silva) e hoje é campeã de obras do PAC.

A empreiteira recebeu do governo federal, de 2007 até a revelação do escândalo, R$ 4,13 bilhões em obras em 23 Estados e no Distrito Federal.

Segundo investigações da Polícia Federal, pode vir desse dinheiro os repasses que a Delta fez para empresas fantasmas que abasteciam o grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

As denúncias derrubaram o ex-diretor da construtora, Cláudio Abreu, preso sob a acusação de manter contato direto com Cachoeira. Para evitar estrago ainda maior à imagem da Delta, Cavendish decidiu se afastar do comando da empresa junto com o diretor Carlos Pacheco.

O PT tenta evitar a convocação de Cavendish apesar de a CGU (Controladoria-Geral da União) ter proibido o governo de assinar contratos com a Delta após analisar irregularidades com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Segundo a CGU, "há uma série de provas de que a Delta pagou valores e bens, como aluguel de carro, compra de pneus e combustível, além de passagens aéreas, diárias em hotéis e refeições a servidores responsáveis pela fiscalização de contratos”.

O PT também tenta tirar Cavendish da rota porque ele pode complicar a vida do aliado Sérgio Cabral. No final de abril, o deputado federal e ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) divulgou fotos e vídeos indicando a intimidade entre Cavendish, Cabral e a cúpula do governo.

Na foto, Cabral e Cavendish estão bem à vontade, posando durante uma viagem à França. Já o vídeo mostra um jantar de Cabral, sua mulher, Adriana Ancelmo, Cavendish, sua noiva, Jordana, o secretário estadual de Saúde Sérgio Cortes e sua mulher.

Suspeita-se que essa intimidade multiplicou os contratos da Delta com o governo do Rio de Janeiro.

Comentários

  1. Boa tarde
    É óbvio q a Delta financiou campanha Dilma e Cabral.Serra e Aécio estão mudos.Tem muita coisa q não sabemos.Muito estranho 16x13.A sen. Katia não votou e outros q não votaram.Muito bom seu artigo.Abs.Marcus

    ResponderExcluir

Postar um comentário