Senador Aloysio Nunes adverte: “Governo do PT colocou a saúde na UTI”


O senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) advertiu, nesta terça-feira (24.04), no plenário do Senado, que o Governo do PT “colocou a saúde na UTI”.

Aloysio observou que a saúde recebe a pior avaliação da população brasileira. “Em relação à saúde, a reprovação é muito alta. E com toda a razão: pelo mau funcionamento dos serviços da saúde e por falta de uma ação transformadora”. Aloysio pontuou que em nove anos de gestão do PT no Brasil a saúde virou um dos setores mais afetados quando o assunto é ajuste fiscal, destacando que este ano o corte anunciado é de R$ 5,4 bilhões, ou seja, 6% do Orçamento aprovado pelo Congresso.

“Quando se olha com atenção o que o PT tem feito contra o sistema público de saúde, esse é apenas mais um golpe. Talvez o golpe maior, mais duro, mais sentido e de piores consequências, tenha sido a derrubada pela maioria governista da Emenda 29 original(que obriga o Governo a investir 10% dos seus recursos na saúde)”. Aloysio frisou que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil elegeu a saúde como o tema da Campanha da Fraternidade este ano, citando declaração da CNBB: “É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas em estruturas de vida”.

“Já me contentaria que, na falta de ações efetivamente transformadoras, de uma mudança de qualidade, tivéssemos, pelo menos, uma gerência adequada do dia-a-dia, uma aplicação dos tributos que o brasileiro paga – e paga muito – em proporção na área da saúde, mais ou menos equivalente ao acréscimo da carga tributária que se verifica todos os anos”, enfatizou.

Fonte: Izabela Fernandes – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado 
Foto: Cadu Gomes

Comentários