PV anunciará apoio à candidatura de Serra nesta semana


Folha.com

O PV será o primeiro partido a aderir formalmente à campanha do ex-governador José Serra, pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. O anúncio deverá ser feito nesta semana.

Atraído para a órbita do tucano pelo prefeito Gilberto Kassab (PSD), o PV prepara a apresentação de um documento, assinado pela bancada de vereadores e dirigentes da sigla, para formalizar o apoio a Serra.

Segundo integrantes do partido, não há mais arestas políticas e a formalização da aliança depende apenas da conciliação da agenda de Serra com a dos presidentes municipal e nacional do PV, Carlos Camacho e José Luís Penna, respectivamente.

O gesto que selou o acordo foi feito pelo PSDB na última quarta-feira, quando aliados de Serra conseguiram convencer a Executiva Municipal do partido a desistir de um processo na Justiça contra dois vereadores que deixaram o partido e se filiaram ao PV em 2011.

Em abril do ano passado, os vereadores Gilberto Natalini e Ricardo Teixeira se uniram a outros quatro tucanos e deixaram o PSDB para fortalecer a base do prefeito Gilberto Kassab na Câmara.

Em retaliação, o comando tucano na capital paulista entrou com um processo na Justiça Eleitoral pedindo a cassação dos mandatos por infidelidade partidária.

Com a expectativa da formalização da aliança com o PV, Serra começou a trabalhar para que o seu partido abandonasse a ação judicial, como forma de sinalizar trégua e unidade política.
Com a aprovação da desistência da ação, o caminho ficou livre para finalizar o acordo com o PV.

A sigla apresentou um nome como opção de vice na chapa do ex-governador: o do secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. Ele está entre os nomes apresentados por Kassab para a vice na chapa de Serra e é avaliado como boa opção para o posto caso DEM e PSD continuem brigando pela indicação da vice.

Comentários